segunda-feira, 2 de novembro de 2015

SAUDADES DE MATA GRANDE - Filoca

SAUDADES DOS VERDES CAMPOS
DA MINHA TERRA.
MATA GRANDE-AL.
1
Às vezes eu sinto saudades...
Das secas que nos castiga
Que destrói nosso torrão
Mata o milho antes da espiga
2
Pensando tenho saudades
Das plantas e frutas boas
Do cheiro daquela relva
Do meu querido Alagoas
3
O chazinho de sabugueiro.
Que curava quase tudo.
Era um santo remédio.
Curava ate cego e surdo.
4
Do caju castanha e suco.
Da cana garapa e mel.
Alfenim e rapadura.
Parece um manjar do céu.
5
Mandioca ou macaxeira.
É boa de qualquer jeito.
Com manteiga da fazenda.
Pra mim Um prato perfeito.
6
Bolo de feijão de corda.
Com molhinho de pimenta.
Amassado com toucinho.
Não há regime que aguenta.
7
Maxixe abobora e andu.
Com carne seca e quiabo.
O almoço está completo.
A porca vai torcer o rabo.
8
Eu vou falar dos bons sucos.
De comer já estou cansado.
Quero um suco bem gostoso.
De carambola bem gelado.

9
Goiaba, seriguela e jenipapo.
Caju, manga rosa e cajarana.
Azedinha abacate e pinha.
Cajá melancia com laranja.
10
Peço Agora a sua licencia.
Pra falar das nossas matas.
Sejam das serras ou caatinga.
Eu sinto muito as suas faltas.
11
Carnaubeira e rama branca.·.
Algaroba Urtiga e mulungu.
Baraúna e capim santo.
Jurubeba Pitombeira e umbu.
12
Algaroba, Canafístula e mucunã.
Juazeiro, pitanga e mangueira.
Xiquexique e Moleque-duro.
Pau-ferro, aroeira e catingueira.
13
Aqui vão minhas homenagens.
Os passarinhos e aos animais.
Que alegram nossos momentos.
Pois nos precisamos de mais.
14
Galo de campina e Papagaio
Canário e rolinha fogo apagou
Andorinha e sabiá laranjeira
João de barro e o beija flor
15
Eu também sinto saudades
Dos lugares por onde andei
Bom Sucesso e rua da palha
Bairro onde nasci e me criei
16
Belo horizonte e Almeida.
Morada e perna quebrada
Morro vermelho e minagem
Padre João e encruzilhada.
17
Lagoa da vaca e sabonete.
Espanha, gato e sacão.
Serrote do gato e minagem.
Santa cruz e Lamararão.
18
Aqui deixo o meu abraço
Aos amigos do facebook
Que tiveram a paciência
De ler meus versos e truques.
________________________
Zezinho de Laura-

Um comentário:

  1. obrigado Germano pelo espaço pela oportunidade de podemos divulgar esta historia da nossa sofrida vida .

    ResponderExcluir