A história de Mata Grande é completa de variações de nomes, como também, é completa de variações estruturais, tanto nas suas casas, ruas, edificações que ruiram e foram recuperadas, todavia, a foto acima, a mais antiga que já ví, nos dá uma visão panorâmica de como era a nossa cidade no tempo em que se chamava Paulo Afonso, por ser o município, vizinho a famosa Cachoeira de Paulo Afonso.
Na foto acima, chama a nossa atenção, o prédio da cadeia pública, onde funcionava a Camara Municipal, bem como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição com a sua antiga e original torre, vale frisar, que a nova torre, foi construída pelo Monsenhor Aloysio Vianna Martins, quando era o pároco. Peço atenção especial para o cemitério velho, lembrem-se, matagrandenses, que no cemitério novo tem uma placa datando sua inauguração em 1924. Pelo visto a rua de Cima, terminava logo após a Igreja. A casa logo acima da cadeia pública já existia, tal qual como hoje, salvo as pequenas reformas, que foram efetuadas pelo então morador Deputado Eraldo Malta Brandão e recentemente, pelo Governo Estadual, quando alí inaugurou a Escola Noélia Lessa.
Vejam que as variações fotográficas são enormes e hoje Paulo Afonso/Mata Grande é muito diferente, fruto do desenvolvimento. Poderíamos estar em um patamar desenvolvimentista muito mais avançado, entretanto, as variações da histórica política municipal, travaram essa corrida e ficamos à deriva por algumas épocas.
Obs.:Foto gentilmente cedido por Etevaldo.
Brasília-Df., 03/02/2010.
Fico triste ao ver que a nossa cidade está perdendo as suas características de cidade histórica. Eu acredito que a cadeia pública, nosso patrimônio, vai resistir aos anos e esperar que um filho seu saia ao seu socorro.
ResponderExcluirFAGNER