sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ENVELHECER COM DIGNIDADE – Germano



Envelhecer exige bastante paciência e sabedoria do ser humano, para isto existe a fase da “envelhescência” que  é a fase preparatória para a aceitação do envelhecimento. Nesta fase há a necessidade de se tomar alguns cuidados, como por exemplo: fazer exercícios, tomar bastante água para não se desidratar, procurar não perder a própria identidade, respirar ar puro e fazer orações sempre em silêncio, se manter limpo e elegante e diariamente agradecer a Deus por ver o sol nascer.

Quando se está na  fase da infância se adquire gradativamente as opções de vida para o ingresso na  fase da adolescência que a fase mais difícil da vida. Nela as variantes se abrem e vêm as decisões mais difíceis, uma vez que, temos  duas principais, ser do bem ou do mal. Como se diz popularmente,  carregamos dentro de nós o lobo mau e o lobo do bem e, normalmente, vence aquele que você alimenta mais.  O estudo e preparo para o trabalho dão as condições para o enfrentamento da fase adulta, onde se adquiri bens e família.

Nesta fase adulta, as obrigações  cotidianas levam o ser humano a pensar em  progresso, quer seja financeiro, profissional ou mesmo o social. Com a aposentadoria  passa a preocupação do que irá acontecer no porvir, pois  aí,  constantemente, se rasga e se remenda.

Daí vem a temida fase da “envelhescência” que assim como  o adolescente se prepara para a vida adulta o  sexalescente se prepara para o enfrentamento da  velhice propriamente dita. Alguns se dão bem, outros não tem a mesma sorte.

“Uma bela velhice é, comumente, recompensa de uma bela vida”, já dizia  Pitágoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário