segunda-feira, 7 de abril de 2025

A SELVA DE PEDRA – Germano

 




Este é mais um conto deste saudoso sertanejo da  cidade de Mata Grande, lugar, onde somente  agora, é que  tem tido edificações crescendo também na vertical, não passando, obviamente, de três ou quatro pavimentos.

Então, comentava-se que somente na Capital do Estado de São Paulo existia uma verdadeira selva de pedras. Porém, nos anos oitenta, eis que este sertanejo vem residir na Capital do estado de Alagoas.

Acostumado a residir em casas modestas, nas cidades interioranas aonde trabalhava, mas enormes e com quintais, aonde se plantava fruteiras e verduras, chega à Capital e através de financiamento adquiriu uma casa de grande porte, onde passou a residir até meados de 2004.

O tempo passa inexoravelmente, os filhos casaram, então de comum acordo a casa foi devidamente vendida e imediatamente foi adquirido um apartamento na parte baixa de Maceió.

O interessante é que a empatia pela nova morada foi por demais salutar, porém , a  chamava de “apertamento”, foi muito boa, como também a adaptação. Na época tinha dezoito visões do mar, que paulatinamente, foram desaparecendo com a construção de vários edifícios, permanecendo atualmente apenas cinco e com perspectivas de brevemente ficarem com apenas duas ou três.

O resultado é que  atualmente me sinto  em uma verdadeira  selva de pedras,  face ao crescimento das várias edificações surgidas e surgindo em  meu redor.










sexta-feira, 4 de abril de 2025

NAVEGÁVEL - Germano

 

NAVEGÁVEL -  Germano

 

Navegável é um adjetivo que quer dizer: que se pode navegar. Mas, o que se pode dizer de um sertanejo, nascido lá no alto sertão alagoano, onde o único afluente do Rio São Francisco que tem na região é o Rio Moxotó, temporário, mas situado em um lugar que já faz divisa com o Estado de Pernambuco,  distante há mais de trinta quilômetros.

Então, a única opção deste sertanejo era aprender a nadar na Lagoa de Seu Jari Malta, na barragem de Seu Antônio Rodrigues Malta ou nos poços dos riachos em tempos invernosos, sem esquecer, é claro, da única cachoeira do município, localizada no Sítio Espanha, na propriedade de Seu Joãozinho Gomes.

No decorrer dos tempos, o sertanejo vai residir na Capital do Estado de Alagoas e se familiariza com o mar, permanecendo somente próximo a areia da praia.

Próximo a completar mais um aniversário a sua querida esposa Icléa, lhe presenteia com uma viagem em alto mar. Atônito e preocupado com as expectativas desse Cruzeiro, seguem os dois. No Porto, veio a lembrança do nome  navegável.

Ora , se é navegável... então, vamos navegar.

Várias perguntas veio a sua mente e, paulatinamente, as duvidas vão sendo elucidadas. Entretanto, surgem coisas que o sertanejo nunca pensou em presenciar .

Uma verdadeira cidade com seus seis ou sete mil habitantes flutuando sobre  águas brasileiras e internacionais, com suas cabines, restaurantes, piscinas, casas de jogos, de comercio, de divertimentos constantes, com muitos bares e guloseimas a granel, distribuídas em um verdadeiro edifício, com seus  dezenove andares.

Foi uma ótima viagem, encontramos com amizades antigas como Salete Albuquerque e Sandra e conhecemos também várias pessoas de Caruaru (Ruan e Cida), de Delmiro Gouveia (Francisca e Martha) e de Olivença (Cicero e esposa) e de Maceió, ( Roberta Gouveia e sua mãe)

Ao descer do navio, ainda incrédulo e estarrecido, agradeceu a Deus pela volta a Capital, são e salvo.

A ALIENAÇÃO – Germano

 

A ALIENAÇÃO – Germano

Alienação é um substantivo feminino que quer dizer alheação, arroubamento de espírito ou mesmo loucura, portanto,  pode ser compreendido de várias formas.

Pode-se dizer que estar alienado com a saúde, com a situação financeira ou mesmo a familiar, todavia, estar ou permanecer  alienado com a tecnologia atual é uma desgraça para se viver hoje em dia.

A internet

A televisão

Temos que ter  noção que tudo vem através das  notícias e informações do cotidiano.

Com o advento do telefone celular e da internet, a coisa se modificou para muitas das famílias brasileiras. Somos um dos maiores consumidores do planeta terra, todavia, as consequências tem sido muito dolorosas para algumas famílias, como   a separação de casais, comportamentos agressivos dos filhos, entre outros.

A televisão desde os anos cinquenta que sorrateiramente foi entrando nas casas e mudando também o comportamento das pessoas, tornando-se um meio agradável , tanto nas notícias, novelas e filmes. Não podemos esquecer entretanto que, com a excessiva modernidade  conseguiu mudar em muito o comportamento das famílias brasileiras.