terça-feira, 26 de novembro de 2024

PERDOAR – Germano

 

A palavra em si já diz o tamanho da dificuldade em ser realizada. Segundo Augusto Miranda,  é um verbo transitivo que quer dizer: Conceder perdão a: absorver de culpa ou dívida; desculpar; poupar.

Certa feita, lendo a Bíblica, em uma passagem  diz, que caso a pessoa perdoe, não é obrigado a conviver . Razão pela qual outros dizem, perdoar eu perdoei, porém não consigo esquecer .

Já uma das minhas netas na tenra idade, sofreu na escola uma agressão de um colega. Foram para a Diretoria e ela foi instada a perdoar . Semanas depois, ela teve a oportunidade e  agrediu o coleguinha na mesma moeda. Chamada a Diretoria veio  a pergunta: - Mas você disse naquele dia que desculpava. Ela respondeu : - Desculpar eu desculpei, mas eu não disse que não ia descontar!

Pela infantil atitude, nota-se a dificuldade que o ser humano tem em perdoar,  é de nascença, coisa que levamos uma vida inteira para melhor assimilar  as benesses do perdão.

Certa feita, li o texto abaixo, inscrito por Lucia Zanier:

“Perdoar é admirar sempre de novo o que o outro tem de pessoal, de elevado , de profundo.

Perdoar é acreditar no futuro, é ter fé e confiança no outro, é acreditar que o bem há de vencer, e acreditar que a graça fará  seu caminho.

Perdoar é confiar na palavra dada mesmo quando o outro  já aproveitou da nossa credulidade.

Perdoar é amar o outro tanto que nosso amor o conduza para o bem.

Perdoar é mostrar tanta confiança no outro até que ele fique sem graça de decepcionar esta confiança.

Perdoar é aceitar o outro tal como ele  é, é aceita-lo na sua personalidade, na sua originalidade, aceitar com tudo o que ele tem de positivo, mas também com tudo o que ele tem de negativo. Aceita-lo tal como ele é, para que ele aceite transformar-se, por meio da  nossa presença.”

Particularmente, gostei do texto, razão pela qual, faço a divulgação, todavia, há um ditado que diz:

“O pau que  nasce torto, quando é queimado, até a cinza no chão, fica torta”.

 

 

 

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

UMA BOA DICA - Autor desconhecido

 

Muitos de nós, nos esquecemos do quanto é positivo e faz bem para a nossa saúde mantermos sempre um semblante feliz, mesmo nas dificuldades. Não é fácil, mas é uma terapia que auxilia na busca de uma melhor qualidade de vida.

 

Dos nossos olhos podem sair faíscas de amor ou ódio, de paz ou intranquilidade, de alegria ou de tristeza. Assim, para o nosso próprio bem, só permitamos que aflorem em nosso olhar e atitudes, apenas aquelas do lado saudável.

 

Revelemos do nosso lado positivo, o quanto temos para ofertar em palavras, gestos, camaradagem e amor.

 

Ao permitir que predomine em nós somente pensamentos e intenções positivas, por uma lei natural, esse comportamento levará felicidade aos outros, e a nós, retornando em dobro.

 

Portanto, nos esforcemos para fazer o que deixa feliz os que nos cercam, e estará estabelecida uma troca de equilíbrio e de alegrias.

 

Portanto, fortifiquemos nossa sabedoria, fugindo das tristezas negativas e das alegrias irresponsáveis. Equilíbrio e bom senso, é a dica!

 

 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

UM PROVÉRBIO BRASILEIRO –

 


 

QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADES –

Este é um proverbio muito praticado. Sobretudo para os linguarudos e linguarudas, que falam mal sem pensar nas consequências.

Todos conhecemos gente de língua solta e venenosa. Estas pessoas são chamadas sádicas, porque sentem prazer em falar mal, em fazer sofrer.

No proverbio, as palavras caluniosas são comparadas ao vento descontrolado, que não volta  como brisa, mas como tempestade.  Tempestade aqui significa que ninguém ama um linguarudo, todos evitam o linguarudo.

Assim como eu corro para dentro de casa quando vem a tempestade, também fujo de quem semeia ventos, ou seja, tem língua solta, porque o descontrole vai produzir mal  estar, chuva de pedra, destruição, sofrimento ( Frei Clarêncio).

sábado, 2 de novembro de 2024

O TEMPO É AGORA - Euza

 

Você já parou para pensar em quantas vezes deixou para depois o que realmente importa? Quantas vezes disse para si mesmo: "Quando eu tiver mais tempo, eu faço", ou "Um dia, quando tudo estiver mais tranquilo, vou ser feliz"? A verdade é que o tempo não espera. A vida não espera.

A gente vive achando que o futuro vai trazer aquela sensação de plenitude, mas enquanto ficamos presas nesse "quando", o presente vai escapando por entre os dedos. Os minutos, os dias, os anos... tudo passa, e de repente, o que restou foram sonhos adiados, momentos não vividos, sorrisos que poderiam ter sido.

A felicidade não mora no amanhã. Ela está aqui, agora, nas pequenas coisas: no cheiro do café fresco, no abraço apertado, no pôr do sol que você quase não olhou porque estava ocupada demais com o depois. É hora de parar de esperar pelo momento perfeito. O momento perfeito é esse.

Então, viva. Ame hoje, sonhe agora, abrace o que está diante de você. Não existe outro tempo além do presente. O futuro pode até ser promissor, mas é o hoje que está aqui, pulsando, pedindo para ser aproveitado.

Seja feliz agora. Porque o tempo? Ele voa.

Beijo no coração

Euza