domingo, 11 de agosto de 2024

FELIZ DIA DOS PAIS – Paul Araújo

 

 

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar. Que chora à distância, a fim de não ser observado. Que com o coração dilacerado se embrutece para se impor como um juiz inflexível.

Que na ausência usam-no como temor para evitar uma ação menos correta.

Que quase sempre é chamado de desatualizado. Que apenas fisicamente passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor. Que ao fim da jornada avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, às vezes, pouco receber.

Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada.

Que muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias.

Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa.

Que vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.

Esse homem, geralmente, se agiganta e passa a ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo:

 

                                             PAI.

ENVELHECER – Germano


O envelhecimento  não  proporciona ao ser humano somente coisas ruins. Na verdade, cabe a cada um saber valorizar as coisas boas do passado e procurar sempre repeti-las com o passar dos anos.  Não custa  nada rever fotografias antigas e relembrar que a juventude é por demais saudável. E porque não procurar conserva-la, aceitando as divergências , tão peculiares entre os irmãos.

Vale muito a pena, aceitar a idade, as mudanças naturais que aparecem com o passar  do tempo e  deixar de lado o rancor, se politizar para o aprendizado do perdão.

Tentar na medida do possível conservar as antigas amizades, principalmente  aquelas que são conservadas através dos tempos.

Aceitar sem constrangimentos  as facilidades que a aposentadoria favorece, bem como o declínio natural a que todo ser humano é submetido, quer na saúde, quer na mobilidade, entre outras.

Envelhecer com paz e dignidade não tem preço!

 

 

 

 

 

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

PADRE ROGER?

 

PADRE ROGER?

Hoje, estamos acompanhando o papel de intercessor que Abraão, o justo, exerce diante de Deus para poder salvar Sodoma e Gomorra da destruição. Deus não destrói nada, mas o mal por si só destrói todas as coisas.

 

A injustiça, a iniquidade, a perversidade, vão ruindo e destruindo toda a sociedade e todos os valores. O mal por si só tem um poder destrutivo enorme.


Olhe como estão destruindo nossas casas, nossas famílias, nossos lares, estão destruindo o nosso país, o mundo em que estamos vivendo dia após dia. Não é a mão de Deus que desce para destruir, a mão de Deus é a mão que salva, mas para que a salvação de Deus salve, para que ela aconteça, Ele precisa encontrar almas justas, corretas, almas que vivam de forma honesta e verdadeiramente justa.


Abraão tentou encontrar cinquenta, quarenta, trinta, dez justos. Eu digo a você que apenas um justo é capaz de salvar o mundo. O justo Jesus expiou o pecado de toda a humanidade, mas o justo Jesus precisa encontrar em nós também pessoas justas, honestas, corretas, porque só assim podemos salvar o meio onde estamos.


A perversidade, a maldade, as injustiças crescem cada vez mais no nosso meio, e até pessoas boas que cresceram conhecendo a verdade, facilmente se deixam corromper pela maldade do mundo.

O nosso papel é sermos intercessores, rogarmos pelo mundo, pela nossa casa, pela nossa família.

 

A maldade entra de uma forma tão ardilosa no coração do homem que vai aos poucos corroendo um pensamento, um sentimento, mas ninguém se denomina pessoa má, qualquer um de nós corremos sérios riscos de sermos contaminados pela injustiça do mundo.


Injustiça é, acima de tudo, não viver uma vida reta e correta. Injustiça é se deixar dominar pelo sentimento que norteia o mundo de maldade, de egoísmo e de se levar pelos próprios interesses. O injusto é aquele que pensa em si e não pensa nos outros; injusto é aquele que quer que o mundo gire em torno de si e não em torno de Deus que é justo e Pai para todos.
A injustiça assume várias vertentes da crueldade, da maldade, da perversidade, da iniquidade e vai tomando conta de vários espaços no trabalho, na família, na escola e na sociedade que estamos.


O nosso papel é sermos intercessores, rogarmos pelo mundo, pela nossa casa, pela nossa família, mas acima de tudo cuidarmos para sermos verdadeiramente justos porque os justos salvam o mundo.


Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

 

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

O NOIVADO – Germano


 

O noivado  é o período que vem depois do namoro. No meu tempo, entre o namoro e o noivado, o namorado,  presenteava a  namorada  com um anel de compromisso, principalmente em uma data festiva, como por exemplo no  dia do aniversário dela.

Com o passar do tempo era chegada a hora de pedir  a mão da namorada em    casamento, nesta fase  havia um jantar, onde o anel de noivado era colocado no dedo direito da noiva. Daí então, eram iniciadas  as conversações sobre o que se desejava para o futuro.

Eram as previsões para  a arrumação da  futura casa de moradia,  sua localização, como seria a família, o número de filhos, os nomes que dariam aos meninos ou meninas. Enfim, o período do noivado  era para  arrumar tudo que dependeria do novo casal.

 

Normalmente  em um período de dois a três anos se marcava a data do casamento. Era um tempo suficiente  para  um conhecimento mais apurado. Conheci casais que passaram dez anos entre o namoro e o noivado para então se casarem. Já outros preferem casar imediatamente e não aproveitam o aumento da intimidade e do amor.

Com referência aos casamentos apressados, as previsões são de aumento dos afastamentos  precoces que aumentam consideravelmente os números das estatísticas nos cartórios.