segunda-feira, 28 de março de 2016

A SEMANA SANTA EM MATA GRANDE - Germano








Neste ano de 2016 atravessamos uma  Semana Santa  um pouco diferente, tendo em vista que a minha querida esposa  recebeu uma visita indesejável do mosquito transmissor da famigerada chikukunya e ficou sem condições de maiores deslocamentos, então, decidimos ficar em Maceió. Como sentiu melhoras na quarta feira,  pediu para seguirmos até Arapiraca, dormir na casa de Marcus, nosso filho, e na quinta feira seguir para a casa de Germano Enrico, onde veríamos  também os netos e demais familiares e assim aconteceu.
Logicamente, não tivemos condições de participar da “Via Sacra”  da manhã da quinta feira, comandada pelo Terço dos Homens, em direção a  Serra da Onça. No entanto, pelas fotos, teve o comparecimento de bastante fiéis, não obstante, uma grande parte da população  se encontrar na mesma situação de Icléa.
Entretanto, na Sexta Feira Santa, tive a oportunidade de ir rezar o terço no Monte Santo, junto aos irmãos que fazem parte do Terço dos Homens, que como sempre foi coordenado pelo amigo Geovanne.  Este ano tivemos a grata companhia do Pe. Sergio Augusto que em sua bênção final, pediu a todos que erguessem as mãos em direção à cidade para que todos  sob proteção da Mãe de Deus abençoassem Mata Grande. Foi um momento solene e diferente  dos anos anteriores. Todos ficaram emocionados e bastante agradecidos.
Quando terminou  tudo o Padre elogiou o Monte Santo, as serras circunvizinhas, toda a região e manifestou o desejo de também conhecer a Serra da Onça. Formamos um grupo de irmãos e o acompanhamos até a Serra. Ele ficou encantado com o que viu.
Como todos sabem a Serra da Onça , indiscutivelmente, é um dos maiores cartões postais de Mata Grande, não somente pela sua imponência como também pelo seu histórico e a nossa tradição de subir a Serra nos dias Santos e comer o característico manuê. A cada ano o número de pessoas que sobem a serra tem aumentado, fruto dos degraus construídos com a ajuda dos conterrâneos. Até em finais de semana, avista-se pessoas visitando a Serra. 
Contamos ao Padre como foi construída a Igrejinha,  mostramos a mandala bem desenhada e que não sabemos atribuir o seu real significado,  e a  pedra de mármore  , colocada pelo Capitão Antonio Rodrigues, com os seguintes dizeres:
 “MONUMENTO ERIGIDO A SANTO ANTONIO POR ANTONIO ROIZ ALBUQUERQUE. LEMBRANÇA POR ELLE DEIXADA  A SUA FAMÍLIA E A SUA TERRA NATAL. SETEMBRO.07.1923”.
 
Das demais celebrações religiosas, pelo motivo acima, não tivemos condições de acompanhar, salvo no domingo da ressurreição, onde assistimos a missa celebrada pelo Pe. Sergio e à noite, pelo Pe. Gilberto, onde o coral entoou o Hino da Aleluia que emocionou a todos. Cantamos com entusiasmo. "Alegrai-vos Oh Maria, Cessai vossa amarga dor. Glorioso Ressuscita. Jesus Nosso Redentor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário