domingo, 14 de fevereiro de 2016

A METRALHADORA - Germano


A METRALHADORA –  Germano

 
 
 
 

 
O carnaval que proporciona a alegria do povo em todas as regiões do País é também visto como uma festa profana, pois surgiu há mais de dois mil e quinhentos anos e foi adotado pela Igreja Católica no ano 590 , depois de Cristo.
É uma festa   marcada pelo  período que antecede a quaresma,  onde a abstinência de carne era comemorada com festas populares. O exemplo de hoje, cada região comemora ao seu bel prazer. No Brasil são festejados de formas diferentes. No  Pará tem uma forma, no Rio de Janeiro tem outra, na Bahia é diferente e no Recife também, normalmente com certa extravagância. E essa extravagância mudou também o estilo das músicas que passaram a atrair coisas  ruins pelas palavras nelas inseridas.
No decorrer dos tempos atuais as músicas carnavalescas de tradição e de domínio popular são executadas em determinados intervalos somente para agradar a alguns foliões de  idade  mais avançada.
Este ano a música mais tocada foi  A METRALHADORA que com o seu rá tá tá empolgava os carnavalescos. Um fato curioso, no entanto, chama a atenção, senão vejamos:
Primeiro, em nossa cidade, logo no amanhecer do sábado, uma saraivada de tiros de fuzis e pistolas  pelas ruas da cidade deixando os dorminhocos em desespero. Marcou o assalto ao Banco do Nordeste o que vai deixar a cidade sem o funcionamento do BNB e do BB que foi recentemente explodido.
Segundo , no carnaval do ano de 2015 a música mais executada foi a da MURIÇOCA SOCA, que em seus versos dizia que a muriçoca, soca e pica, agradou muito aos  participantes, no entanto, surgiu uma onde de mosquitos  que trouxe doenças das mais variadas espécies, levando as pessoas a procurarem os hospitais com febre , frio e dores no corpo, tudo em decorrência da picada da muriçoca que não se cansou de socar e transmitir suas bactérias. O assunto ficou tão grave que está mobilizando o Governo Federal e toda a sociedade para combater  justamente a muriçoca.
Terceiro, no carnaval de 2014 a música que mais se ouvia era o LECO LECO que denunciava que não tinha teto, não tinha casa como um protesto ao governo Federal. O que se viu foi uma grande crise que corroeu os recursos destinados a construção civil e muitos deixarão de ter casa e teto nos próximos anos.
Será mera coincidência ou as músicas através de suas frases trazem posteriormente um mau agouro?
A matagrandense, Clemanze  Lima fez um comentário profundo sobre o assunto no Facebook:
“ É verdade Germano Mendonca Alves, as músicas dos dias atuais é uma vergonha em todos os sentidos. Letras amaldiçoadoras... as pessoas perdem seu tempo em se divertirem com as tais... estão atraindo maldição com suas palavras e comportamentos.
As pessoas precisam buscar mais a Deus e estudar a Bíblia para entenderem o tamanho do poder que as PALAVRAS TEM... ao invés de palavras amaldiçoadoras porque não proferem palavras abençoadoras e buscam mais a Deus, pois os dias são maus...
Tiago 3:10 De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.
Da nossa boca, pode-se sair benção ou maldição e a escolha é unicamente nossa.
Eu particularmente não acho que seja coincidência, eu acho que seja consequência...
QUE Deus tenha misericórdia de todos!
Jesus está voltando, tudo indica que será em breve!”.
Coincidência ou não eis uma reflexão a ser considerada nos próximos carnavais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário