quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O ÁLCOOL E SUAS CONSEQUÊNCIAS - Germano


O ÁLCOOL E SUAS CONSEQUÊNCIAS    Germano

O álcool, substantivo masculino, é um líquido incolor, volátil, com cheiro e sabor típico, obtido pela fermentação de substâncias açucaradas ou amiláceas, ou por processos sintéticos. É uma bebida espirituosa,  segundo o pequeno dicionário de  Aurélio.

O álcool é  também uma substância tóxica,  conhecido ainda  como etanol  originado da tradicional cana de açúcar e, ao longo dos anos chamado de aguardente. É também uma bebida conhecida  pelo nome de cachaça. A sua descoberta foi genuinamente brasileira e pasmem, pelos escravos que trabalhavam nos engenhos. Eles colocavam as tibornas do fabrico de rapaduras para ferver e notaram que saia uma água (vapor) que  se transformava em água que ardia quando consumida, daí o nome: aguardente.  Quem o toma  constantemente tem o cérebro e todos os demais órgãos  alterados, principalmente o fígado , que tem levado inúmeros matagrandenses para a cidade dos pés juntos, cujos abrigos estão lá no bairro do Mandacaru recebendo  pessoas desde 1924.

É também o grande causador da grande maioria das desavenças existentes nas sociedades, pois, origina muitas separações de casamentos, vínculos empregatícios, provoca acidentes de trânsito e leva as pessoas a adotarem os mais variados  tipos de comportamentos sociais, inclusive, tirar a vida do semelhante.

Como  é uma droga, tem o poder de viciar as pessoas que iniciam dizendo que bebem socialmente, que o utilizam somente nos finais de semana e gradativamente, vão absorvendo em maiores quantidades.
Os males que causam são tão evidentes que nas propagandas recomendam usa-lo com moderação, coisa difícil de acontecer. Ultimamente, a Lei Seca, tem barrado o seu consumo. O brasileiro, muito criativo, quando é dono de um bar, em algumas  cidades, já disponibiliza o transporte gratuito para àqueles que excedem no consumo e atingem determinados graus de embriaguez.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário