sexta-feira, 17 de abril de 2015

GENTIL DE ALBUQUERQUE MALTA - Germano


GENTIL DE ALBUQUERQUE MALTA – Germano


Seu Gentil assim ficou conhecido o homem que foi um dos inesquecíveis prefeitos de Mata Grande. Ainda hoje se fala nele como um dos que mais trabalharam pelo engrandecimento da região, cujo município era o maior do Estado pois abrangia Canapi e Inhapi.

Quando prefeito, trouxe a energia elétrica de Paulo Afonso nos idos de 1959, onde no bairro do Mandacarú foi construída pela  CHESF  uma  sub estação  abaixadora que de lá foi sangrada para o  município de Inajá-Pe. Posteriormente, Canapi e Inhapi em Alagoas. Gerava dois empregos diretos para a cidade, afora os indiretos. Infelizmente com o tempo  deixaram acabar e hoje existe uma sub estação no município  de Inhapi-Al.

Outra grande obra, foi a  famosa fonte do Cumbe , no tempo em que foi prefeito, ao custo de muito sacrifício, devido a enorme vazão de água, conseguiu erguer com pedras as paredes e edificou uma casinha de proteção que ainda hoje permanece da mesma forma, salvo alguns melhoramentos efetivados pelo Prefeito Hélio Brandão que construiu ao lado uma enorme caixa d’água que abastece os sítios Placa de Guilé, Simiana e Capim Açú , tudo isso por gravidade, o que foi um trabalho elogiável devido ao baixos custos.

Foi um grande comerciante de tecidos e até pouco tempo se falava na esquina de seu Gentil que posteriormente se tornou um grande  fazendeiro, onde fundou a comunidade hoje denominada  CARIÉ, município de Canapi (AL),  na época pertencia ao município  de Mata Grande. Lá ele construiu um posto de combustível e a sede da fazenda, pois o local era propício, haja vista o entroncamento da BR- 423  que liga Garanhuns-Pe.,  à Paulo Afonso-BA., e  a BR 316  que sai de Maceió em direção a Inajá –Pe., passando pela avenida central de Canapi-Al.

Era casado com D. Arabela Mendonça, prima da minha mãe Luiza Vilar de Mendonça e tiveram vários filhos: Itamar, Mareval, Rubens, Roberto e Gentila Ruth,esta, foi minha professora e hoje, grande escritora que lançará um livro sobre a região , dando ênfase a genealogia das famílias MENDONÇA e ALENCAR, que são tradicionais em Mata Grande, englobando, logicamente, as demais famílias cujos descendentes hoje são incontáveis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário