quinta-feira, 4 de julho de 2013

GREVES, MANIFESTAÇÕES E PROTESTOS - Germano.


 Maceió (AL) 04 de julho de 2013.


Segundo Augusto Miranda:

GREVE – Recusa de trabalhar.

MANIFESTAÇÃO –  Expressão pública de sentidos ou opiniões coletivas.

PROTESTO – Manifestar-se contra uma medida considerada ilegal ou inaceitável.


Ainda muito jovem, estudante do Ginásio Felix Moreno, fiz concurso para o  Banco do Nordeste do Brasil S/A., e fui designado para trabalhar em minha terra  MATA GRANDE, local onde  ainda hoje as  pessoas conversam mais não se unem em objetivos de reivindicações coletivas. Removido para outras cidades, convivi com situações semelhantes e pela educação recebida em casa e no trabalho, convivendo com todo o período ditatorial sempre me considerei da ala direita e nunca participei de greves, mesmo porque,  sempre fiz parte das administrações das Unidades Operadoras onde prestava meus serviços.

A coisa começou a mudar quando trabalhei em Maceió, surrupiado pelo governo COLLOR em minha poupança e salário;  após uma assembleia geral dos funcionários onde se dizia para não se iniciar uma greve por aumento de salários, pedi a palavra e após algumas considerações disse: ”VOU FAZER A GREVE SOZINHO E FICAREI NA PORTA DO BANCO IGUAL A UM MANDACARÚ SOLITÁRIO”  saí  da Agência e quase todos me acompanharam , foi uma das greves mais bonitas que já presenciei, pela participação até dos Chefes de Setores.

Em maio 1996 me aposentei, pensava que ia ter tranquilidade, fui enganado mais uma vez pelo  Governo; na parte do FGTS tive que ingressar na justiça para receber  diferenças; na da  PREVIDÊNCIA SOCIAL,  onde pagava para receber vinte salários, baixaram para dez salários (nunca devolveram a diferença de 50% pagos), me aposentaram com quatro salários, tive que ingressar na justiça para receber diferenças e hoje me pagam três salários, estou insatisfeito e deverei voltar a procurar a justiça para obrigar o INSS a cumprir o seu papel.

As medidas administrativas praticadas pelo Governo de FHC, o pior de todos, me faz sentir como “moderado de centro com pendência para a direita”, sou conservador, e ainda não fui às ruas, todavia, vejo com apreensão toda esta vasta inquietação do povo brasileiro. Ontem  presenciei  a classe dos médicos aqui em Maceió sob forte chuva fazendo a sua manifestação, pensei, como eu, todo brasileiro tem seus argumentos para justificar  sua GREVE, MANIFESTAÇÃO  ou PROTESTO.

Os protestos estão em todas as camadas e a culpa é da maioria dos políticos que não veem cumprindo o seu papel em dar  bons exemplos com ética e seriedade na manipulação  dos bens e recursos públicos, alguns executivos administram a coisa publica com patrimonialismo.
O Governo divulga que não existe inflação para não dar aumento de salários, quando na realidade tudo sobe de preço, basta fazer uma comparação  do antes e do depois, não precisa ser especialista em economia para verificar as distorções.
Existe políticos que em pouco tempo amealham bens  patrimoniais consideráveis e passam a ter uma vida de luxúria apenas com os salários dos cargos que ocupam. Tudo isto faz a mudança comportamental da população, gerando, ao longo do tempo motivos para as greves, manifestações e protestos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário