domingo, 14 de outubro de 2018

ESTÁDIO REI PELÉ - Germano


Crédito de Lauthenay.



ESTÁDIO REI PELÉ – Germano

Assisti e participei da construção do estádio  me deslocando de Mata Grande  para marcar as cartelas dos bingos. Sentávamos nos toros  dos coqueiros ou mesmo no chão e tudo era  muito divertido.

Assisti e participei de vários clássicos do  meu glorioso CSA com o CRB aos domingos à tarde ou mesmo à noite e muitas vezes com outros times. Assisti também a jogos da nossa seleção, todavia, a última vez que tinha marcado presença foi em 1988 quando colocaram cadeiras de ferro. Após o jogo um torcedor revoltado arrancou uma cadeira e jogou lá de cima da arquibancada, graças a Deus não atingiu ninguém, porém, como estava com o meu filho Germaninho, pensei, que poderia estar passando naquele local e sermos atingidos, daí, nunca mais fui ao Estádio.

No dia 09.06.2018, após trinta anos o meu filho Germaninho, já adulto, me convida a ir com ele assistir ao clássico   CSAxCRB, não pestanejei, aceitei o convite e fomos. O jogo terminou sem que houvesse gols, porém, muitas coisas mudaram e me chamaram a atenção. 
Encontramos Pedro Henrique, Diogo, Betinho e tomamos algumas cervejas devido no estádio ser proibido a venda de bebidas. Ao entrarmos vários policiais corrigindo aos torcedores da mesma forma dispensada aos marginais o que é bastante constrangedor. Graças a Deus o conterrâneo Betinho, não deixou que eu passasse pelo constrangimento, pelo que, penhoradamente agradeci.

O jogo iniciou, ficamos no meio da torcida do CSA, para minha surpresa, não vi nenhum rádio de pilha por perto o que achei uma mudança de hábito, no entanto, palavras de baixo calão eram gritadas por homens e mulheres contra pessoas que, acredito, sejam jogadores, administradores ou mesmo o juiz e seus assessores.

Ao sairmos do estádio, nova surpresa, alguém jogou pedras em alguns torcedores do CSA que estavam próximo, então, tivemos que nos abrigar. Isto gerou o deslocamento de policiais a pé, em viaturas ou montados a cavalo. Mais um fato constrangedor para quem vai assistir a um clássico e não brigas.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o abandono em que se encontram alguns setores do estádio. No mês do seu aniversário, nada melhor que uma pequena manutenção para depois cantarmos os parabéns com bolo e guaraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário