sábado, 7 de julho de 2018

O CISP EM MATA GRANDE - Germano




                                            Foto do CISP recém inaugurado.




Sempre que vou a Mata Grande, procuro fazer uma visita a Agência do Banco do Nordeste, para rever o lugar onde trabalhei e também aos funcionários, com os quais mantenho boas amizades.  Depois do último assalto a Agência, em maio no ano passado, alguns negócios foram transferidos para a Unidade de Delmiro Gouveia.

Certa terça-feira, ao adentrar na Agência a Comadre Nalvinha me disse que a Direção do Banco condicionou a reforma do prédio a criação de um CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) em Mata Grande. Ficou evidenciado que era a quarta tentativa de fechar a Agência, então, no dia seguinte, dia da sessão da Câmara  vesti o paletó e me dirigi a  Câmara Municipal para pedir apoio. O Presidente , Vereador Rodolfo Izidoro, por sinal, genro da Comadre, foi acessível a ideia e após a reunião de praxe, abriu uma sessão branca, onde pude falar e explanar o  assunto.


                              Foto  da reunião na Câmara

O Presidente então nomeou uma Comissão sob  a coordenação de Simone Malta (ex-funcionária do BB), banco que já havia fechado as portas na cidade. Para que planejássemos algumas providências,  o Presidente colocou a nossa disposição, a  Sala da Câmara para as nossas reuniões. Imediatamente, marcou-se uma para a quinta feira à noite e outra para sexta feira. Após essas reuniões a equipe optou por uma manifestação na terça feira seguinte. 


                                      Foto da manifestação passando pela rua principal.

A manifestação foi efetuada onde todo o comércio local e as escolas, fecharam as portas e liberaram os funcionários e alunos para participarem da manifestação, coisa nunca vista pelas ruas da cidade, pois contou com a  participação da população, inclusive dos políticos, do Sindicato dos Bancários, Cut, Sindicato dos Trabalhadores etc.



Foto da hora que discursei.

                             Foto após a manifestação.

Após isto,  vários integrantes da equipe, foram as rádios dar entrevistas sobre o assunto, participaram de reuniões com o Secretário de Segurança Publica , Ministro Max Beltrão, Deputado Federal Nivaldo Albuquerque, afora uma participação na Assembleia Legislativa do Estado promovida pelo Deputado Marcos Medeiros.







Para concretizar a indignação da equipe, foi programada uma Audiência Pública pela Câmara Municipal no Mercado Público da cidade, onde compareceram várias autoridades, representantes de Órgãos Públicos, o Deputado Antonio Albuquerque e mais de quinhentas pessoas da cidade. Nesta ocasião várias reivindicações foram catalogadas e enviadas aos gestores estaduais.





O CISP foi prometido e no dia 03.07.18 finalmente foi inaugurado pelo Governador do Estado com a presença do Senador Renan Calheiros,  dos  Deputados Estaduais Antonio Albuquerque e Ronaldo Medeiros , Vice Governador e vários  Secretários de Estado sendo que o Secretário de Segurança Publica foi o mais citado.

O Deputado Antonio Albuquerque fez um excelente pronunciamento, o Governador  do Estado  também e, no decorrer de suas palavras entregou ao  Prefeito  Erivaldo Mandu um trator e uma ambulância para o município e uma ambulância e duas viaturas para o CISP, afora um veículo para a Polícia Civil.

Prosseguindo o seu discurso prometeu o recapeamento da AL 140 até a cidade de Inhapi ,a ligação do sertão alagoano ao sertão pernambucano, asfaltando o acesso até a Placa de Guilé e ainda, a recuperação da Cadeia Pública  de Mata Grande, no que foi bastante aplaudido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário