quarta-feira, 4 de abril de 2018

VIA SACRA NA SERRA DA ONÇA - Germano




No dia 30.03.2018 foi realizada a terceira Via Sacra para a Serra da Onça, promovida pelos integrantes do Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sob a Coordenação de Erivaldo Gomes.
A concentração foi na Capela de São João, ainda em fase de construção, situada no Bairro do Colosso, onde foram iniciadas as primeiras orações com votos de boas-vindas a todos do Terço e também as demais pessoas presentes, muitas das quais, mulheres de várias idades.
No local também foi realizada a primeira estação, depois saímos em direção a Serra da Onça, porém a chuva trouxe a necessidade de amparar as pessoas, por sorte, havia uma casa ainda em construção e todos se abrigaram. Em alguns momentos anunciaram desistência, devido as pedras que ao ficarem molhadas, ficavam escorregadias o que poderia colocar em perigo os participantes. Quando a chuva diminuiu optaram pela subida.



Tudo transcorreu na mais perfeita harmonia, com as paradas de praxe ao longo da subida e quando chegamos ao cume houve uma verdadeira comoção.
Lá avistamos  alguns meninos procurando o manuê para se alimentar. Para quem não sabe o manuê é um tubérculo agridoce que existe em algumas serras do município. As pessoas descascam e comem. É mais uma tradição  em dias da Semana Santa .


Resta salientar que  do cume da Serra  se  tem uma visão magnífica da cidade bem como de um longínquo horizonte que atinge terras pernambucanas. 




Ao término todos se confraternizaram e empreenderam a viagem de volta com toda a segurança possível. 




Um comentário: