quarta-feira, 14 de março de 2018

A IGREJA MATRIZ DE MATA GRANDE - Germano






No dia 11/03/2018 assistindo a missa na igreja Matriz de Mata Grande, o Padre Gilberto convidou a comunidade para assistir a missa do próximo domingo em comemoração aos cento e oitenta e um anos de criação da Paróquia, então, busquei alguns dados para publicar sobre a criação da matriz.





No dia 20 de junho de 1790, uma parte de terra da propriedade Cumbe, pertencente a Francisco Gonçalves Teixeira e sua mulher Luiza Maria, foi doada para a construção de uma igreja. Eles residiam próximo ao local onde hoje é o prédio do Correio, lá existia uma pequena capela construída de taipa e devido aos invernos rigorosos não resistiu. Lá existia também, uma grande cruz feita com madeira de uma árvore chamada Massaranduba o que gerou o nome de Rua da Cruz, atual Eustáquio Malta. O local servia também de cemitério.



O casal doou um quarto de légua de terra para que fosse construída a nova Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, já que eles eram muito devotos da Santa. Ficou ainda determinado que tudo que fosse construído e produzido dentro das terras pertenceriam ao patrimônio e se pagariam impostos. Atualmente chamamos de Laudêmio e deve ser cobrado anualmente para a manutenção da paróquia, a exemplo do IPTU, cobrado pela Prefeitura.




No início foi construída uma Capela de taipa e ao longo de quarenta e sete  anos foram feitas várias reformas. Em 18/03/1837 a capela foi elevada à categoria de Paróquia.









A reforma mais radical foi na administração do Monsenhor Aloysio Viana Martins, o projeto arquitetônico foi feito pelo seu irmão, o engenheiro Dr. José Arnaldo Lisboa Martins. A ampliação da torre da igreja e as reformas internas, principalmente do moderno altar-mor teve as despesas  assumidas pelo senhor Oldrado Soares, coletor federal da cidade, junto à comunidade local.



Recentemente os Padres Washington  e Gilberto fizeram melhoramentos e hoje temos esta majestosa igreja que tanto orgulha os matagrandenses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário