terça-feira, 23 de janeiro de 2018

A GANÂNCIA – Germano





Ganância é um substantivo feminino que segundo o dicionário de Augusto Miranda, quer dizer ambição, usura.


Vale a pena refletir um pouco sobre a palavra, pois estamos diariamente nos deparando com pessoas ambiciosas, que não  conseguem dominar o afã de crescer e ter poder , para isto,  fazem uso da inveja, da falsidade, da criação de boatos tendenciosos para prejudicar  outrem e, o que é mais condenável, roubar. Eita! A palavra é muito forte, vamos substituir por desvio de recursos públicos  ou então, transferência em dólares para paraísos fiscais. No caso, a ambição os torna escravos e a manipulação alcança níveis incontroláveis. Aqui merece um registro: falta a fiscalização em tempo hábil dos órgãos competentes para tal mister.


O desejo obsessivo da posse de algo, faz o indivíduo praticar atos impensáveis para obter aquilo que traça como um objetivo. Muitos desviam recursos públicos pela usura da sua manutenção no poder. Outros praticam atos criminosos para obter heranças, as vezes até eliminando os ascendentes.


Maquiavel disse uma frase que, infelizmente é verdadeira:  “As pessoas esquecem a morte do pai mais depressa do que a perda do patrimônio”. Referia-se a algo muito usual nos dias atuais, insinuando que o gestor para ser obedecido, e para isso confisca o patrimônio e multa as pessoas, pois a multa tem muito mais eficiência do que a  orientação, do que a educação. (Mário Sergio Cortella) .


Quando escrevi acima , obter heranças, veio a lembrança dos casos recentemente divulgados pela mídia, onde filha e genro eliminam os pais, afora inúmeros casos que conheço onde os filhos deixam os pais desamparados , porque tomam o patrimônio antes do final da vida.


Recentemente, adotei uma frase pertinente ao assunto  herança, que diz: “Herança , são os bens que os defuntos deixam para os vivos se matarem”. Não resta dúvidas que está um pouco ultrapassada, pois  muitos dos atuais pretensos herdeiros não esperam que o proprietário deixe, toma antes, impulsionado pela usura, pela ambição  desenfreada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário