domingo, 10 de dezembro de 2017

ZUMBI DOS PALMARES - Germano




No  dia 21 de novembro do mês passado, foi comemorado na Serra da Barriga em União dos Palmares mais um ano em homenagem a Zumbi dos Palmares.

No ano de 1979 fui removido para União dos Palmares com a finalidade de instalar e trabalhar na Agência do BNB  e  presenciei uma dessas grandes manifestações na cidade, quiçá, uma das primeiras e a cidade foi tomada pelos manifestantes que, naquele tempo, não tinha a estrutura suficiente para tal mister.

No que tange a Serra da Barriga, inúmeras melhorias foram feitas, inclusive, um acesso melhor, lá no topo, novas estruturas foram implantadas e hoje tem sido um sucesso total, tanto é que já é um ponto turístico.

Sobre o  guerreiro Zumbi dos Palmares:



“Nasceu em 1655, foi o último chefe do Quilombo dos Palmares. É o símbolo da resistência negra conta a escravidão. Foi criado pelo Pe. Antônio Melo e aos 15 anos fugiu para Palmares. Lá adotou o nome Zumbi, que significa guerreiro.

Logo ascendeu ao comando militar do quilombo, governado então por Ganga Zumba.

Em 1678, renegou um acordo com as autoridades coloniais e assumiu a liderança de Palmares.

Combateu contra os portugueses por 14 anos.  Com  a destruição de Palmares em 1694, fugiu com outros sobreviventes e escondeu-se na mata. Foi morto numa emboscada em 1695. Seu corpo  foi mutilado e a cabeça enviada para Recife, onde foi exposta em praça pública par servir de exemplo. (Revista  Ir ao Povo, novembro/2004”

Nenhum comentário:

Postar um comentário