quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

CASEI DE NOVO - Germano



Na nossa idade, depois de meio século é bastante  salutar comemorar bodas de ouro. O ouro é o metal mais fascinante tanto pela sua beleza como também pelo seu valor. No casamento, simboliza a força do amor e a valorização da união que já está completamente sólida.

Casei com Icléa no dia 25.12.1967 vale frisar que já percorremos muitas estradas, já residimos em diversas casas em cidades diferentes, já dobramos muitas esquinas e muitas encruzilhadas, já erramos, já acertamos, já deslizamos, já nos arrependemos pelo que fizemos e também pelo que deixamos de fazer.

Particularmente eu digo:

Amar nunca é demais e eu sempre fui capaz de amar e também sei ser amado.

Hoje o meu olhar é em direção ao amor mais lindo, e nesta direção tenho aprendido a somar, a dividir e a multiplicar, às vezes, com verdadeiros “arranca rabos” que me forçaram a renunciar a muitas coisas.

Mas tudo isto faz o amor ficar mais maduro e o aconchego de mansinho vai se alojando sem predeterminar o tempo de acabar.

O caminho a dois é sempre mais sereno, pois a cumplicidade, o carinho, as lembranças que são depositadas no álbum da saudade, nos dão força e vitalidade para o enfrentamento do porvir.

Os pequenos gestos e atitudes com seus detalhes são o alimento diário que tem sustentado a nossa união.

Viver a dois me dá grande alegria e contentamento, gosto do aconchego dengoso dela, dos beijos ainda calientes, dos insinuantes olhares quando o desejo se manifesta. Amar meus amigos nunca é demais.

Estou recomeçando mais uma caminhada e recomeçando também mais um período que denomino de sexalescente (junção de sexagenário com adolescente) e assim sempre estou recomeçando e agora com as "bodas de ouro"  estou casando de novo, com novas alianças para recomeçar um novo período de casamento a exemplo da comemoração das bodas de prata, celebrada na Igreja do Menino Jesus de Praga,  onde recebemos as bênçãos do Padre Darcy Leite, de saudosa memória,  Na ocasião trocamos as alianças novas às quais usamos até o momento.                                       

VOCÊS LERAM A FRASE:  CASANDO DE NOVO?
Alguns amigos separados  perguntam como consegui permanecer casado 50 anos com a mesma mulher.

As mulheres sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela conseguiu ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo.

Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário.

Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue:

Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém aguenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade já estou em meu terceiro casamento - a única diferença é que casei sempre com a mesma mulher.

O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois das inevitáveis brigas a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher.

O segredo no fundo é renovar o casamento e não procurar um casamento novo.  De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido.

Vez em quando chamo ela para dançar e depois uma nova lua de mel nos dá ânimo para a continuidade.

Faço de conta que estou de caso novo. Corto o cabelo bem aparadinho, compro roupas novas e me preparo para agrada-la como se fosse um novo casamento e as vezes a levo para lugares novos e desconhecidos. Mas tudo isso posso fazer sem que precise trocar de cônjuge.

Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento.

Tenho certeza que minha filha e  meus filhos, netas e netos nos respeitarão pela nossa decisão de nos mantermos juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças.

A próxima comemoração será no centenário!




Nenhum comentário:

Postar um comentário