quinta-feira, 2 de novembro de 2017

A OBESIDADE - Germano.





Entre as doenças do mundo moderno   a obesidade hoje em dia é um  grande problema de saúde pois tras muitas preocupações   para os cardiacos, face o acumulo de gordura no sangue,  tendo em vista que, aumenta a ocorrência de várias doenças, como diabetes do tipo 2 e apneia do sono.

O tratamento da obesidade é sempre necessário e torna  importante o consumo de  baixas calorias além   de uma boa dieta com exercícios fisicos. Agora, quando isto não resolve e tampouco os remédios prescritos, somente a aplicação de uma banda gástrica ou a cirurgia bariatríca pode reduzir a vontade de se alimentar.


Para isto é necessário ir ao médico, que após os exames faz o diagnóstico. Uma pessoa é considerada obesa quando o indice de massa corporal ultapassa 30 kg/m2.

“A obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo, com taxas de prevalência cada vez maiores em adultos e em crianças. É considerada pelas autoridades um dos mais graves problemas de saúde pública do século XXI.  Em grande parte do mundo contemporâneo, particularmente na sociedade ocidental, a obesidade é alvo de estigma social, embora ao longo da História tenha sido vista como símbolo de riqueza e fertilidade, perspetiva que ainda se mantém em algumas partes do mundo.


Doenças futuras

O sobrepeso, segundo os especialistas, pode não ser o responsável direto pelas doenças do coração, mas ao longo do tempo pode prejudicar a saúde ao elevar a pressão sanguínea e o nível de glicose. Para os pesquisadores, o estudo pode servir como um lembrete de que o controle de peso é importante para evitar complicações futuras.

“Não existe mais esse conceito de obesidade saudável. Nosso estudo mostra que pessoas com excesso de peso e que podem ser consideradas ‘saudáveis’ podem não ter desenvolvido um perfil metabólico desfavorável, mas isso virá mais tarde.”, disse Ionna Tzoulaki, da Imperial College London, à BBC News.”

 Maceió-Al,02 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário