quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O FREVO - Germano






Desde os tempos de adolescente que a cultura matagrandense se assemelha em muito a dos pernambucanos e o frevo sempre fez parte dos nossos carnavais. Quem não lembra da música Vassourinha que esquenta qualquer salão?

Os antigos carnavais matagrandenses marcaram época, tanto os de rua, como também os de clube. Houve períodos em que a política nos dividia. Eram dois blocos de rua e duas festas de salões. Havia uma preocupação enorme para não passar um bloco pelo outro na mesma rua.
Sobre o frevo,  leia o que escreveu Lula Gonzaga:
O frevo é uma das danças mais vivas do folclore brasileiro. Seu berço é o Estado de Pernambuco. Originário das marchas e polcas. Tanto é tocado e dançado nas ruas como nos salões.

Há inúmeros clubes, troças e blocos que disputam a hegemonia desta dança popular, onde se observam ricos efeitos de uma coreografia espontânea e criativa. Vem da expressão errônea do verbo “ferver”.  “Eu frevo todo quando ouço esta música”.

Dentre os grupos folclóricos que desfilam no carnaval pernambucano, encontrasse “Vassourinhas”, “ Galo da Madrugada”, “Cachorro do Homem Miúdo”, “ Pão Duro”, “ Banhistas do Pina” e “Batatas de São José”. No dia 14 de setembro comemora-se o Dia do Frevo.

Maceió -Al., 25 de outubro de 2017,

Nenhum comentário:

Postar um comentário