segunda-feira, 9 de outubro de 2017

LAMPIÃO EM MATA GRANDE - Germano




Na realidade, quando o pai de Virgulino saiu de Floresta em Pernambuco com a família face as intrigas com  os Saturninos,  foram residir no Sítio Engenho, município de Mata Grande, onde foi assassinado. Virgulino chegou a trabalhar para o empresário Delmiro Gouveia comprando peles. Após a morte do pai, foi que se tornou cangaceiro.  Como cangaceiro  certa tarde resolveu atacar Mata Grande mas, não obteve êxito. Veja matéria já divulgada neste blog no dia 17.07.2017 com o título  RELEMBRANDO LAMPIÃO.



Quinta feira, dia 05.10.2017 após a Audiência Pública realizada em Mata Grande, encontrei o amigo Elias Lima e pedi que me levasse a residência do Senhor Renato de Né Vermelho para que pudesse encomendar duas cancelas. Renato reside nas caatingas próximo a Serra do Parafuso e de lá fiz um convite a Elias. Vamos ao local onde houve  o cerrado tiroteio de Lampião com as volantes?

Elias tinha me contado a história quando subimos a Serra do Parafuso há alguns meses, mais ou menos assim:

“Que os mais velhos diziam que Lampião estava na casa de um coiteiro e a polícia da Paraíba  soube e atacou de surpresa. A polícia de Pernambuco que estava  na região ouvindo os tiros aproximou- se e começou a atirar. Lampião, estrategista, ateou fogo a caatinga e bateu em retirada porque tinha sido atingido por um tiro. Com a fumaça os soldados  das volantes continuaram atirando uns contra os outros e o final foi que morreram mais de dez pessoas e foram sepultadas lá no sítio Serrote Preto”.

Estivemos no local, conforme as fotos abaixo e como nunca tinha ouvido falar neste  embate entre o bando de Lampião e as forças militares, resolvi pesquisar e a história existe , é mais ou menos assim:  “às  13 horas do dia 21.02.1925 lá no Serrote Preto, as tropas paraibanas em junção com a volante de Pernambuco cercaram o grupo de Lampião  que estava jogando baralho.  Os cangaceiros pressentiram a tropa e de dentro de casa atiraram com segurança, derrotando a tropa da Paraíba. Cessado o fogo estavam mortos oito  soldados e vários feridos e Lampião perdeu três cabras e saiu com dez feridos. A cidade de Mata Grande assistiu consternada a chegada de muitos feridos  em redes. A força pernambucana perdeu dois soldados e saiu com diversos feridos e abandonou parte do armamento na luta. O próprio Lampião  saiu ferido”.












Nenhum comentário:

Postar um comentário