quarta-feira, 20 de setembro de 2017

LASTIMÁVEL - Germano



Esta palavra foi utilizada pelo matagrandense e Seminarista Joelder Pinheiro em  uma mensagem que li hoje no Facebook sobre o assalto recentemente ocorrido ao prédio do Correio em Mata Grande.

A palavra em si é um adjetivo que significa: “Digno de dó, de compaixão ou de lástima ; lamentável; deplorável; segundo o Dicionário Enciclopédico Focus, divulgado por Augusto Miranda.

Todo matagrandense diz que é lastimável como a coisa tem acometido a nossa querida Mata Grande.  Para se poder e realmente lastimar, vamos repensar como os acontecimentos vão se avolumando.

Mata Grande já tem mais de cento e oitenta anos, foi a princesinha do alto sertão alagoano, tinha um excelente time de futebol, diversos Órgãos públicos federais e estaduais, bancos públicos e privados afora um comércio promissor, já foi portanto, uma cidade polo.

Ao longo das últimas décadas, tem havido uma desestruturação, uma desmontagem gradativa dos Órgãos públicos, sem que haja por parte da população nenhum protesto. Tenho convicção que minha geração foi omissa. Estudamos e saímos em busca de novos empregos e horizontes. O velho ditado diz: ” Quando os gatos saem os ratos tomam conta”.  Todos se acomodaram e deixaram as coisas acontecerem sem perceber que a cidade vem ao longo do tempo perdendo e perdendo muito. Senão vejamos: Aproximadamente 10 (dez) empregos federais permanentes e 30 (trinta) empregos estaduais  que deixaram de existir, portanto, quarenta empregos  fixos de residentes na cidade que deixavam parte dos seus salários no comércio local. Isto, sem computar os empregos dos bancários: BANORTE, BANCO DO BRASIL e provavelmente o BANCO DO NORDESTE.

O Banco do Nordeste, quando eu assumi em 1965, tinha quinze funcionários, muitos vindo de outras cidades, é verdade, mas que também gastavam parte de seus salários no comércio local e alguns casaram com moças do município.

A Cadeia Pública foi desativada e está em ruinas. Precisou da interferência da Prima Marcia Machado para que o Governo acordasse para a sua recuperação, coisa que ainda não aconteceu. Quantos militares ali viviam?  Muitos casaram com as moças da cidade e constituíram verdadeiras famílias.

O que vemos hoje funcionando?  O Correio, uma casa lotérica e a Prefeitura,  não se sabe até quando, então, estamos em uma situação de lamúria, é verdadeiramente LASTIMÁVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário