sexta-feira, 28 de julho de 2017

RELEMBRANDO PEREIRINHA - Germano



PEREIRINHA, UM PERSONAGEM FOLCLÓRICO - Germano

PEREIRINHA - Quem não lembra de Pereirinha. Nunca soube o seu  verdadeiro nome. Chegou em Mata Grande, não sei de onde, viveu e morreu. Era doente mental. Sempre dizia: que ia  embora desse lugar, porque só tem doidos,  são doidos demais e citava Socorro, Zé Doido, Vavá e tantos outros, menos ele.
 
Lembro que quando namorava a minha esposa, era ele que apartava os bezerros das vacas do meu sogro. Certa noite, estávamos  namorando, ele entrou  repentinamente na área da casa e ao chegar a cozinha disse: ” Mas pai Austacilio como é que o senhor tem uma filha bonita, morena, reboculosa e deixa namorar com um abjeto desses. Esse abjeto não preusta”. 

Depois tornou-se mais ameno comigo. Quando comecei a trabalhar, casei e tempos depois comprei um Jeep em sociedade com o meu sogro  Otacílio Barbosa e o Pereirinha gostava de pegar carona em carro, então, uma noite eu sai do Ginásio Félix Moreno e ele deu com a mão, parei o Jeep e ele  entrou, então em vez de ir para casa levei ele para uma estrada fora da cidade e acertei um pouco da vergonha que passei.

Quando fui removido de Mata Grande para Sergipe ele que gostava muito de Icléa, dormiu em baixo do caminhão. Pela manhã, quando o motor ligou ele acordou e disse que queria ir também, terminei concordando.  Porém, ao chegar em Pão de Açúcar ele não quis atravessar o Rio São Francisco, alegando que não sabia nadar e que se a balsa desse um "catabiu" ele poderia cair e morreria. Tentei deixa-lo no Hotel para quando o caminhão voltasse o levasse de volta. Ele caiu em prantos dizendo que o amigo nunca deixa outro na estrada. Aí tive uma ideia e perguntei: Quando você vem pela estrada e o caminhão dá um catabiu como é que você faz para não cair? Ele respondeu: Eu me seguro nas cordas...
Fiz ele subir no caminhão e agarrar-se as cordas. Se a balsa desse um solavanco ele não cairia na água, da mesma forma da estrada, com o carro em velocidade. Ele então, perdeu o medo e atravessou o Rio em cima do caminhão com os olhos arregalados de medo. Só nos restou rir.

Pereirinha faleceu de uma queda, mas foi uma das figuras mais folclóricas que conheci em Mata Grande.






Nenhum comentário:

Postar um comentário