sábado, 29 de julho de 2017

RELEMBRANDO O PADRE ALOYSIO










ALOYSIO VIANNA MARTINS nasceu em Mata Grande no dia 22.10.1917.Seus pais eram Manoel Alves Martins e Adília Vianna Martins, que geraram também Etelinda Vianna Martins. Seu Manoelzinho nasceu no sítio Espanha, mudou-se para a cidade onde permaneceu até 1963. Adília era de Ilha das Flores-Pe.,e faleceu com 28 anos de idade, vítima da gripe espanhola. O pequeno Aloysio com aproximadamente quatro anos de idade, chorou muito.


Houve o segundo matrimônio, após alguns anos, Etelinda foi morar com a avó paterna e o menino continuou onde estava.
A sua primeira escola foi em casa, pois a nova esposa  do seu pai Dona Lyzete Lisboa Martins era professora e lecionava na própria residência.

Aos onze anos de idade, o seu padrinho de batismo, Monsenhor Francisco Xavier de Macedo, então pároco de Palmeira dos Índios, confirmou o trato que fizera com o "Compadre Manoelzinho" e o recebeu em sua casa. Lá o Aloysio fez até a 4a. série, tendo sido aprovado em todas as matérias com boas notas.  Estava com 13 anos de idade.

Quando chegou ao Seminário de Maceió foi novamente aprovado. A vida era dura, de modo que, de sofrimento ele entendia muito bem. Muitos seminaristas contemporâneos desistiram e somente ele e mais quatro colegas chegaram a se ordenar.

Na catedral Metropolitana de Maceió, no dia 16.11.1941 tornaram-se presbíteros cinco jovens com idade média de 24 anos cada.
Todos eles preparados no Seminário Diocesano D. Antônio Brandão. A primeira missa  do neo sacerdote foi realizada em Mata Grande no dia 14.12.1941. Foi um acontecimento de grande significação. O coral do seminário de Maceió compareceu para cantar e o Padre Manoel Firmino Pinheiro, veio da Paraíba trazendo também o coral da sua Paróquia, o que gerou uma polêmica. Então o jovem Padre combinou com os seminaristas para que o coral paraibano cantasse e, eles cantariam o TE DEUM LAUDEMUS após a missa, e assim foi feito. Foi uma grande festa, complementada pelas formaturas de suas irmãs Maria Cleone e Etelinda, que também cursaram na Capital Alagoana.

No primeiro semestre de 1942, o Pe. Aloysio foi designado para assumir a Paróquia de Piaçabuçu (Al). A recepção foi solene. As autoridades e o povo em geral fizeram o que há de melhor para acolher o novo pároco e a sua comitiva, composta de vários familiares e uma celibatária de meia-idade, que seria a encarregada de providenciar a alimentação, cuidar da casa e vestuários. O nome dela era Maria José Vieira, cuja alcunha era MAZÉ. Trabalhava na casa de D. Maria Judite, como doméstica,  que a cedeu porque tinha duas ajudantes. Recomendou, entretanto, que ela iria emprestada. Neste momento a Mazé retrucou dizendo que não saia como farinha.

Mazé permaneceu com o Padre até na casa paroquial de Mata Grande  quando chegou o seu fim terreno em 23 de fevereiro na década de 1970. D.Judite nunca reclamou o seu regresso.
O povo da cidade no início, vendo àquele padre bem jovem e magro perguntava " e este menino vai dar conta da paróquia?" Ele deu conta sim, deixando-os satisfeitos. A malária, entretanto, o atingiu, enfraquecendo-o. O sr. Bispo vendo a situação, providenciou a sua transferência.

A 2a. Paróquia foi Sertãozinho, hoje, Major Isidoro. Lá também foi muito querido. Estava bem de saúde, cuidando dos afazeres paroquiais, quando teve uma surpresa. D. Fernando Gomes, Bispo Diocesano, falou-lhe que Mata Grande estava vacante e seria bom que ele assumisse a paróquia.
Pegado de surpresa respondeu que "nenhum profeta é bem recebido em sua terra", e que estava gostando de Sertãozinho. O Sr. Bispo não insistiu, mas o padre ficou pensativo e terminou aceitando.

Chegou em Mata Grande sua terra natal, sua terceira e última paróquia em agosto de 1947, onde permaneceu até a aposentadoria e posteriormente, passagem para a eternidade.

A minha irmã Valderez Mendonça Bezerra, nasceu em 10.08.47 e o Padre Aloysio foi quem a batizou e foi também o seu padrinho. Quando casei em 1967 foi ele o celebrante. Posteriormente, batizou também, algumas de minhas netas na Capela do Almeida.







Nenhum comentário:

Postar um comentário