segunda-feira, 8 de maio de 2017

SERRAS DE MATA GRANDE - Germano




 
Sabonete/Vento/Topete /Duro e Santa Luzia –  Este conjunto de Serras, aglutinadas, incluindo a Serra do Urubu,  são férteis em  olhos d’água permanentes que abastecem os nativos e  iniciam as correntezas de riachos importantes, a exemplo do Pitachinã, que segue em direção ao vizinho  município de Canapi -AL., formando o Rio Canapi e compondo depois a Ribeira dos Cabaços que deságua no São Francisco na altura do município de Porto da Folha, no vizinho estado de Sergipe.

Muitos engenhos de rapadura  ainda  teimam em funcionar nos proporcionando uma rapadura de primeiríssima qualidade e livre de quaisquer  tipos de agrotóxicos, haja vista,  que os seus proprietários permanecerem com a exploração empírica herdadas dos  seus ascendentes.

Em 1972 me interessei pelos engenhos e consegui relacionar trinta e oito engenhos no município ainda em funcionamento. Em 1992, quando retornei para Mata Grande e assumi a gerência do Banco do Nordeste do Brasil, S/A., fiz novo levantamento e somente dezoito funcionavam, inclusive o do meu  saudoso amigo Albérico Carvalho que produzia uma cachaça de excelente qualidade.

Recentemente passei um domingo no sítio Santa Luzia e perguntei quantos engenhos ainda funcionavam. Para minha tristeza, apenas três estão em funcionamento com um aqui  no Sítio Almeida, temos somente  quatro engenhos em pleno funcionamento. As rapaduras e mel ainda são comercializados nas bancas da feira  semanal, em frente a antiga loja de Seu Vida e outra em frente a antiga casa comercial de Seu Antonio Lins de Albuquerque Rodrigues.

A cana de açúcar, entretanto, deixou de ser a cultura principal, dando lugar às pastagens para alimentação de bovinos.

As  árvores frutíferas antigas  ainda permanecem, sem que ,  entretanto, novas  mudas sejam implantadas, carecendo de maiores incentivos por parte da  EMATER e da Secretária de Agricultura que atuam na região. Um canteiro de mudas seria uma boa alternativa, desde que,  houvesse a doação e incentivo por parte do Poder Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário