quarta-feira, 3 de maio de 2017

A SERRA DA LAGOA - Germano












Certo dia às 05:00 horas acordei como de costume, pedi uma montaria com sela e resolvi seguir até a Serra da Lagoa de Santa Cruz com a finalidade de conhecer e pisar no solo do tão comentado ponto culminante do Estado de Alagoas, com seus 846 metros de altitude, próximo à cidade de Mata Grande, o paraíso das serras.

A subida íngreme fez a montaria suar e querer desistir, todavia, com paciência e determinação, abrindo e fechando cancelas chegamos lá. Tivemos que deixar a montaria amarrada a um arbusto e seguir a última parte a pé, devido as enormes pedras e rochas existentes no local o que torna o local inacessível aos quadrúpedes.

Tudo estava dentro do programado, de repente a neblina tomou conta o que tornou impossível clicar fotos mais legíveis tanto do local como também das serras circunvizinhas cujas paisagens nos favorecem com um lindo horizonte azul que de lá se vislumbra. As fotos acima nos dão uma ideia da altitude. A imponente Serra da Onça fica abaixo e por cima dela avistam-se terras pernambucanas. Do outro lado as Serras da Caiçara em Maravilha, Serra do Poço e outras daquela vizinhança, todavia, a neblina não as deixou mais à vista.

O local é realmente encantador, tem a pedra principal, onde o exército brasileiro, quando fazia o serviço geodésico da região, acumulou pedras sobre pedras, dando ao local, possibilidades para que, no futuro, passe a ser frequentado por turistas. A serra tem a Lagoa que é bem povoada, dotada de fruteiras em abundância, coisas que os nossos ascendentes faziam com esmero além de pastagens sempre verdes para bovinos.

Com o desassoreamento da lagoa um “pesque e pague” pousada ou mesmo um hotel de categoria dotado de outros atrativos inerentes à região, dariam muitos empregos diretos e indiretos o que elevaria o potencial turístico da cidade já bastante frequentada por romeiros do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus, obra criada e administrada pelo Pe. Sizo, nosso conterrâneo e grande empreendedor.

Vale ressaltar ainda, as flores nativas que rodeiam o ponto culminante, parece que a natureza caprichosamente as cultiva uma vez que no meio das fruteiras, matas nativas e pastagens, enveredadas entre as rochas esbranquiçadas pelo tempo, elas afloram, dando um ar de maestria toda especial ao local, mesmo sem quaisquer tipos de cultivo e irrigação.


2 comentários:

  1. Bem que se poderia bolar um grande investimento turístico- Hotel Fazenda. Um complexo de hotelaria nivel 4 ou 5 estrelas.pocos artesianos para consumo e manutenção. Na pradaria estandes e baias para equitação, carneiros e gados compondo o ambiente de fazenda, um lago imenso e artificial com criadouro de patis, gansos e ate cisnes reais.pedalinhos ni lago pra recreacao infantil. Uma boa quadra de futebol, volei . Toda essa regiao e proximas vivem carentes. Recorrem a Gravata.

    ResponderExcluir
  2. boa noite germano: infelizmente assim como você muitos dos mata-grandenses não conhecem o ponto mais de Alagoas, que graças a uma cortesia da natureza é no nosso município.infelizmente até o prefeito da cidade se for perguntado se já visitou culminante de Alagoas, é muito capaz dele dizer não saber nem onde fica.
    infelizmente neste sentido até agora da foi feito você mesmo sentiu a precariedade que é pra chegar lá. Ali já era pra está asfaltado até o local ter energia elétrica e água. e logo logo ai aparecer alguém com uma visão e colocar uma lanchonete. neste importante ponto turístico porem esquecido e abandonado pela maioria da população e perincipalmente pelas autoridades municipais e não adianta colocar a culpa no governador se nem os prefeitos não sabem o que o município tem.

    ResponderExcluir