domingo, 14 de maio de 2017

A RUA EUSTÁQUIO MALTA - Germano





           
                                                 Rua da Cruz antigamente




Rua Eustáquio Malta = Uma das  Ruas mais antigas da nossa cidade. No local onde hoje  fica a ECT existia uma cruz  que originou o nome como ainda hoje é conhecida: A RUA DA CRUZ. Na foto acima, no ano de 1950 esta parte se chamava Rua Gabino Besouro é o trecho que liga a Rua de Baixo a Rua de Cima.

Na Rua da Cruz residiram importantes homens  que fizeram a história de Mata Grande, inclusive alguns prefeitos (Gentil Albuquerque Malta, Joaquim Brandão e Antonio Barbosa da Silva, há décadas passadas) além de Deputados Estaduais como Antonino Malta, Eraldo Malta Brandão e Luiz Gonzaga Malta Gaia.

A Rua também  foi palco do início de um grande tiroteio entre forças políticas da época de 1950, onde  faleceram Eustáquio Malta, os filhos Ubaldo Malta e Sônia Malta e  o cidadão chamado Napoleão. Este sangrento episódio deu início ao atraso do município. Muitas famílias se mudaram e em dez anos o número de residência, pasmem, diminuiu consideravelmente segundo as estatísticas do IBGE, afora o fechamento de muitas instituições federais e estaduais que, paulatinamente, foram saindo, perdendo a cidade inúmeros empregos com salários fixos e indiretos. O Banco do Nordeste, que foi  inaugurado em 1957, permaneceu graças a tenacidade do então Deputado Eraldo Malta Brandão.

A farmácia mais antiga  do Estado de Alagoas,  que pertencia ao  farmacêutico Dalvino Alencar e seu irmão Virgílio Alencar, ali também tinha endereço certo até tempos atrás.

Atualmente   Órgãos importantes lá ainda funcionam como a Câmara Municipal, o Grupo Escolar Demócrito Gracindo, Banco do Nordeste do Brasil S/A., Empresa  Brasileira de Correios, Posto de Jairo Malta, Casa Veterinária do meu amigo Luiz Celso, afora outros comerciantes e  seus familiares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário