quarta-feira, 12 de abril de 2017

O MONTE SANTO - Germano







                                                O majestoso cruzeiro do Monte Santo.



O Monte Santo por  excelência é apreciado por todos que o visitam e chama a atenção  de quem chega a Mata Grande, dado a sua localização estratégica e também, pelos  cruzeiros que acompanham a sua subida a partir da casa paroquial , situada nos fundos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


Esses cruzeiros representam as estações do sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e é o local onde, anualmente, durante o transcurso da Semana Santa são realizadas   “vias-sacras” que conta com a participação de um grande número de fiéis.



Às sextas feiras santas, nos últimos anos, fazemos parte de um grupo de homens e juntamente com crianças e mulheres fazemos a caminhada até o Monte Santo e lá rezamos o Terço dos Homens.

Iniciamos com seis  homens e hoje temos a grata satisfação de ultrapassar o número de cinquenta pessoas. 



                                         Via Sacra há alguns anos.




                                         Foto com alguns componentes do Terço dos Homens.




O Monte Santo é um natural ponto turístico já que proporciona uma visão fantástica das Serras da Onça, Angicos, Agreste, Boa Sombra, Maxi ,  também das fazendas  nelas localizadas, da fonte do Cumbe e de quase todas as casas da cidade.



                                  A fonte do Cumbe, Serra do Angico, Lage Preta e no horizonte a Serra    Branca,já em Pernambuco.









Como se avista parte da cidade.



                            A Serra da Onça, vista do Monte Santo .



Não se sabe a época em que  foi colocado o primeiro cruzeiro. Algumas pessoas informaram que foi o Padre  Dumouriez Amaral, outros que foi o Padre Manoel Firmino, entretanto, o Sr. Ciro Bezerra, de saudosa memória, era  um dos mais idosos  habitantes da cidade, me informou  que àquele que existe lá, foi o Padre Manoel Firmino quem colocou, todavia, em substituição a um outro antigo que havia se deteriorado. O primeiro ninguém tem ideia quem colocou, foram suas palavras.


As outras cruzes de madeira são periodicamente substituídas. Alguns anos atrás, fizemos uma campanha com alguns  matagrandenses e providenciamos a substituição de vários deles, momento em que todos foram  pintados com tinta óleo branca, e quem chegava a Mata Grande pelo asfalto, logo da  Serra da Boa Sombra visualizava na mata verdejante as cruzes que se destacavam com o branco neve. 


No momento  atual, o Monte Santo está sendo loteado pela família Malta Amaral e já conta com várias casas construídas. Vale ressaltar, que  as cruzes  foram mantidas, havendo uma mudança dos lugares, porém, com  destaques para as pedras pintadas de branco. Houve o  alargamento da entrada o que facilita o acesso de veículos até bem perto do  Majestoso Cruzeiro. É preciso, todavia, que a Comunidade, a Igreja e a Prefeitura, fiquem vigilantes para que não destruam  mais um patrimônio histórico e tradicional da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário