terça-feira, 11 de abril de 2017

GENTIL MALTA - Germano







No dia 21.11.2013 estava em Mata Grande e uma pessoa me pediu para fazer um relato sobre Gentil Albuquerque Malta. Soube que no Grupo Escolar Gentil Malta já havia uma biografia sobre o patrono, lamentavelmente, não existia. Pelas explicações que me forneceram, após a nota pelo trabalho dada ao aluno, a biografia foi destruída.

Particularmente e do meu conhecimento, lembro de seu Gentil, pois assim era conhecido, como um homem de estatura mediana, muito educado e gentil, características assemelhadas a do seu neto e meu estimado primo Manoel Valter, recentemente falecido.

Seu Gentil foi um dos prefeitos de Mata Grande que ficaram na história, foi eleito em 1956, se a memória não falha, e sempre prezou pelo desenvolvimento do município.  Ainda hoje se fala nele como um dos que mais trabalharam pelo engrandecimento da região. Trouxe a energia elétrica de Paulo Afonso nos idos de 1958/59, os postes  que ainda hoje estão fincados  em algumas ruas da cidade, foram construídos  no meio da rua, próximo ao  local onde era a antiga padaria de seu Panta. Em 1959 foi inaugurada a energia resultando daí a denominação do Cine Luz ,  ao cinema de seu Jari Malta.


Construiu inúmeras praças, beneficiou a famosa fonte do Cumbe que ainda hoje continua da mesma forma, salvo algumas pequenas reformas na parte externa.





Foto antiga da fonte do  Cumbe, hoje já reformada.

Foi um grande comerciante, a sua loja de tecidos, era localizada na esquina das Ruas Ubaldo Malta com a D. Antonio Brandão, justamente no local, onde hoje fica o consultório do Dr. Felipe.




                                               Foto antiga, quando era a loja de Seu Gentil.






Foto da loja, já reformada, quando funcionava a mercearia do amigo Merinho. Hoje está dividida em diversas salas.

Foi também, um  grande fazendeiro onde fundou a comunidade hoje denominada de Carié, município de Canapi (AL), que na época era  distrito de Mata Grande. Lá foi construída a Sede da fazenda, uma casa bonita que chamava a atenção de quem transitava pela estrada, hoje está em ruínas. No  Carié, instalou também um grande posto de combustíveis, originando o aumento do número de casas naquela árida região. Como  ficava em um entroncamento de BRs , a ampliação da estrada tornou-se necessária e o Posto  ficava bem no meio , tornando-se   prioridade, a sua localização em outra área, coisa que ele não aceitou e foi acometido de forte desgosto. Mudou-se para Maceió onde veio a falecer.


Era casado com D. Arabela Mendonça,  (prima da minha mãe Luiza Villar de Mendonça) e tiveram vários filhos: Itamar, Mareval, Rubens, Roberto e Gentila Ruth , esta,  foi minha professora e hoje, grande escritora que, deverá lançar um livro sobre a região , dando ênfase a genealogia das famílias MENDONÇA e ALENCAR, que são tradicionais em Mata Grande, englobando, logicamente, os descendentes com as demais tradicionais  famílias matagrandenses, os quais hoje são incontáveis , haja vista, estarem espalhados em várias regiões do nosso gigante País.





Nenhum comentário:

Postar um comentário