terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

LONGEVIDADE - Germano





Segundo Augusto Miranda, é um substantivo feminino e quer dizer:  Qualidade de Longevo; Vida longa; dilatada. 

Gozando de perfeita saúde, quem não quer alcançar a longevidade? Em maio de ano passado, completei setenta anos de idade. Sempre digo que, a ficha ainda não caiu, todavia, tenho sentido que as coisas já não são como antes, estou no cansaço da vida, participando e aceitando a envelhescência paulatinamente, uma vez que a logamnésia teima em me perturbar ao ponto de ser chamado a atenção vez em quando e, sempre estou a falar em idade, velhice e,  acima de tudo escrevendo sobre o tema.

É bem verdade que o Brasil tem dado saltos no que tange a maior idade, é tanto que mudanças tem acontecido constantemente, algumas dificultando inclusive, a aposentadoria, fazendo com que funcionários permaneçam na empresa por mais de quarenta e cinco anos. A longevidade para aproveitar a vida é uma coisa, porém, para trabalhar para o enriquecimento dos empresários, Órgãos Oficiais, torna-se desgastante para o cidadão que trabalha.

Sabe-se que trinta por cento dos que conseguem alcança-la são provenientes da hereditariedade dos ancestrais, todavia, a outra parte da população a conseguem pela prática de exercícios e  com  boa alimentação;  tornam-se pacientes com os semelhantes e procuram sempre uma qualidade de vida saudável. Dizem os entendidos que tudo que se planta contra a saúde, dá frutos por mais de uma década.

Fazendo um retrospecto por nossas andanças nas décadas passadas, vislumbramos que até os quarenta, tudo é um mar de rosas. A idade dos “entas” vai ficando pesada. A minha mãe Luiza Vilar de Mendonça, ao completar oitenta disse: Meu filho a carreira dos oitenta é pesada. É tanto que não conseguiu emplacar os noventa.

De um modo em geral, alcançar a longevidade tem muitos obstáculos sendo o principal as doenças que afetam o ser humano de várias formas. Afora outras, o estresse e a depressão faz o indivíduo envelhecer aos poucos. Os estudos comprovam que os idosos estão vivendo mais e através das orientações a média tem aumentado através das décadas, portanto, vamos fazer força para viver ultrapassando um século de existência com saúde e felicidade, vamos agradecer sempre  a Deus por cada dia que o sol nasce e pela continuidade de poder ver as belezas que a natureza nos favorece, como o azul do mar, as cores do arco íris, o verde dos coqueirais e também escrevendo e contado histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário