quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

FOMENTO AGRÍCOLA - Germano











FOMENTO AGRÍCOLA




O fomento agrícola de Mata Grande, outro imponente prédio que retrata as tradições da cidade, também está em completo abandono a exemplo do prédio da Cadeia Pública. Como tal, não sabíamos si quer quem era ou é o seu verdadeiro dono, se o Estado ou a Nação?


Antigamente, lá funcionou uma das mais modernas usinas de beneficiamento de algodão de que tinham notícias. O prédio construído com paredes largas, feitas para durar e realmente, tem resistido às intempéries do tempo.  Na entrada, havia um grande depósito, onde o algodão era jogado “in natura”, dali era sugado através de grossos canos e processado, saindo no final, o caroço de algodão de um lado, a lã devidamente empacotada de outro e os resíduos em outra parte.


Posteriormente, foram transportando e destruindo o maquinário e o prédio passou a ser ocupado por uma Cooperativa que revendia implementos agrícolas. Funcionou também, por um período, um Posto de Saúde Estadual e assim, paulatinamente, pessoas foram tomando conta de partes do prédio, para vender cal, guardar materiais particulares, comercializar produtos, oficinas de carros etc., sem, entretanto, ninguém efetuar quaisquer tipos de manutenção.


O Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Grande, do qual era Vice-Presidente, e por motivos políticos tive que renunciar, descobriu que o mesmo pertence ao Ministério da Agricultura e, esteve a um passo de receber a doação e passar a administra-lo.


Um dos planos da Diretoria do Sindicato era transforma-lo na Casa do Produtor Rural, para armazenamento e comercialização de produtos agrícolas e locais de revenda de implementos destinados a agricultura. Mas a adversidade foi contrária, mudaram o Delegado do Ministério da Agricultura que estava ajudando.


Ultimamente, a Prefeitura Municipal reorganizou uma parte para abrigar o SAMU, dando uma conotação parcialmente diferente no prédio.

Resta-nos continuar na esperança de que, surja, no porvir, alguém que passe a se interessar pela pronta recuperação do prédio, destinando-o ao funcionamento de uma faculdade, biblioteca, museu ou mesmo com uma outra finalidade, que seja aplicada a melhor ideia ou sugestão.

Caríssimo leitor use este espaço, jogue para fora os seus  ideais adormecidos. Quando menos se espera, poderá surgir uma  brilhante sugestão que venha dar  ao prédio uma  destinação utilitária para a comunidade matagrandense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário