quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

NOSSA PADROEIRA - Germano







Hoje é o dia 22 de dezembro de 2016 , então começa em Mata Grande as novenas da maior festa do ano, em homenagem a nossa  Excelsa  Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. São nove dias de festejos com novenas à noite, sempre abrilhantada pelos zabumbeiros e foguetório, onde a maioria dos matagrandenses comparecem a igreja matriz para orar.
A festa da Imaculada Conceição é comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.
No entanto, antigamente, por algum tempo, não havia padre em nossa paróquia, quem celebrava era o padre de Água Branca, como lá também a padroeira é Nossa Senhora da Conceição, ficou estabelecido que no dia 08 (oito) celebrava em Água Branca e no dia 31 (trinta e um) celebrava em Mata Grande. As noite de novena iniciam hoje, e terminam no dia  primeiro de janeiro com a grande procissão.




A IMACULADA CONCEIÇÃO é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, de falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.
Também professa que a Virgem Maria viveu como vida completamente livre do pecado. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça”, uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre do pecado para poder gerar seu filho.
                               
HINO DA NOSSA PADROEIRA DE AUTORIA DO PE.  ROSEVAL.









FOTOS DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO            



            

                       ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


                                  Virgem Santíssima,

                                  Que fostes concebida sem o pecado original

                                  e por isto merecestes o título

                                  de Nossa Senhora da Conceição

                                  e por terdes evitado todos os outros pecados,

                                  o Anjo Gabriel vos saudamos que nos alcanceis

                                  do vosso divino filho o auxílio necessário

                                  para vencermos as tentações

                                  e evitarmos os pecados e,

                                  já que vós chamamos de Mãe,

                                  atendei-nos com carinho maternal filhos vossos.

                                  Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.



FOTOS DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MATA GRANDE







Segundo o livro do escritor matagrandense Djalma Mendonça nos idos anos de 1790, Francisco Gonçalves Teixeira recebeu uma parte de terras onde hoje fica a cidade de Mata Grande . Inicialmente houve a construção de uma capela, onde foi fincada uma cruz, daí o nome de Rua da Cruz a atual Rua Eustáquio Malta.

Depois os proprietários doaram uma parte de terras para ser erguida uma igreja cuja padroeira teria que ser Nossa Senhora da Conceição que, com a posse, teria as terras como patrimônio, podendo então cobrar laudêmios e demais impostos quando de transmissão de alguma posse cedida. Então começaram a construção de Igreja Matriz, lá no alto, onde hoje fica a praça da Matriz.

Naquela época as construções eram de taipa, todavia, alguns padres passaram a executar enormes reformas e quando a cidade foi elevada a categoria de cidade em 18 de março de 1837 a capela também foi elevada à categoria de Paróquia e, atualmente pertence a Diocese de Palmeira dos Índios em Alagoas.

Contam os antigos que a Igreja foi construída por escravos, cujas largas paredes são de pedras de mó, trazidas da região do Moxotó, alinhadas com caliça, que era uma mistura de cal e areia que levavam dias sendo batidas com paus para unificação. Não se conta, entretanto, quantos anos foram gastos na sua construção.

O Padre Aloysio Vianna Martins, nos anos sessenta, pediu ao seu irmão, Dr. José Arnaldo Lisboa Martins que fizesse um projeto para elevação da torre da igreja e promoveu também algumas melhorias internas. A ampliação da torre foi efetuada, bem como a colocação de mosaicos e ainda a ampliação do altar principal cujas despesas ficaram as expensas do saudoso coletor federal Oldrado Soares.

Posteriormente outros padres efetuaram outras melhorias e ultimamente o Pe. Gilberto Amorim executou muitas transformações internas deixando a nossa Matriz muito mais bonita.

       









                                                                                              


                                                                                                       

                                                                  
 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário