segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O MISTICISMO – Germano


Segundo Augusto Miranda, é um “ substantivo masculino; crença religiosa dos místicos; devoção contemplativa; tendência para acreditar no sobrenatural; crença religiosa ou filosófica que admite comunicações ocultas entre o homem e a divindade”.

Assistindo  pela televisão o que contou a atriz Camila Pitanga, narrando com detalhes o episódio do afogamento do   ator Domingos Montagner  ( O Santo da novela Velho Chico), a minha  memória em seus devaneios fluiu para o ano de 1974, quando o Banco do Nordeste do Brasil S/A ., me removeu para a cidade de Gararu no vizinho Estado de Sergipe, cidade localizada às margens do Rio São Francisco, o Rio da Unidade Nacional ou Velho Chico como  recentemente é denominado.

Como bom sertanejo, humilde e desconfiado, tratei logo de ensinar os meus filhos a nadar e respeitar as agua do rio, dado a abundância de pedras, barrancos próximos e dentro do leito, com profundas depressões e forte correnteza, afora o perigo das famigeradas piranhas.

Em um certo feriado do mês de setembro, fui convidado pelo agente postal Egídio para tomar banho na Pedra da Joana. O Rio estava cheio, com as suas águas barrentas e participei dos mergulhos após oito pessoas que se revezavam pularem e saírem nadando. Depois de algum tempo resolvemos nadar até o meio do rio e deixar que a correnteza nos levasse até um remanso, local onde as águas retornavam por mais ou menos um quilômetro rio acima. Lá vou eu , temeroso das piranhas, antes porém, me mandaram nadar no meio dos demais nadadores, graças  a Deus foi tudo muito divertido  e em paz.

Na época se falava nas mordidas das piranhas e dentre as histórias pitorescas contadas, se falava no “Nêgo d’água” um ser misterioso que vivia debaixo da água e que puxava as pessoas para o fundo, aparecia raramente e somente algum pescador tinha o privilégio de ver.

Como fui criado ouvindo histórias da “Caipora”, de almas que vagavam e apareciam, do Saci Pererê , da Iara ou “mãe dágua”, da sereia e da Branca de Neve, agora, com os meus setenta anos, fiquei a imaginar, será que foi o Nêgo d’água que  estava puxando a perna do ator?

Os índios da tribo TAFKEA que participaram da novela e o ressuscitaram, fizeram um ritual após a sua morte e afirmaram que o Senhor falou, que ele se tornou  um novo ser de Luz, para proteger o rio, isto também é somente  misticismo?






Nenhum comentário:

Postar um comentário