A educação deve nascer no
berço e prosseguir com o aprendizado na escola devido ser necessária para o
desenvolvimento pessoal. Os países que investem em educação tem o seu potencial
na escala mundial porque conseguem se
sobressair tanto no campo financeiro como no campo social, haja vista que os países que não investem na educação ficam sempre na qualificação de subdesenvolvidos.
Educação engloba os processos
de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos
grupos constitutivos dessas, é responsável pela sua manutenção, perpetuação,
transformação e evolução da sociedade a partir da instrução ou condução de
conhecimentos, disciplinamentos e
doutrinação às gerações que se seguem,
dos modos culturais de ser, estar e agir, necessários à convivência e ao
ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade, ou seja, é um processo de
socialização que visa uma melhor integração do indivíduo na sociedade ou no seu
próprio grupo.
Enquanto processo de
sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social,
seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos
grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de
socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A prática educativa
formal — que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à
Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como
no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola,
pode ser definida como Educação Escolar.
De acordo com a UNESCO[1] a
educação também é exercida para além do ambiente formal das escolas e adentra
em outras perspectivas caracterizadas como: educação não formal e educação informal.
Segundo a organização, a partir das Conferências Internacionais de Educação de
Adultos - CONFINTEA [2] compreende-se por educação não formal todo processo de
ensino e aprendizagem ocorrido a partir de uma intencionalidade educativa mas
sem a obtenção de graus ou títulos, sendo comum em organizações sociais com
vistas a participação democrática. E educação informal como aquela ocorrida nos
processos cotidianos sociais, tais quais com a família, no trabalho, nos
círculos sociais e afetivos.
No caso específico da educação
exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos
instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de
Educação Tecnológica. Outra prática seria a da Educação Científica, que se
dedica ao compartilhamento de informação relacionada à Ciência (no que tange a
seus conteúdos e processos) com indivíduos que não são tradicionalmente
considerados como parte da comunidade científica. Os indivíduos-alvo podem ser
crianças, estudantes universitários, ou adultos dentro do público em geral. A
educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o
grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na
sociedade.
OBS.: Desconheço o autor.
OBS.: Desconheço o autor.
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