terça-feira, 19 de julho de 2016

A APOSENTADORIA – Germano


A APOSENTADORIA – Germano



Infelizmente em nosso País se aposentar passa a ser um castigo para quem trabalhou por mais de trinta anos. O projeto atinge direta e indiretamente a todos os familiares. Embora todos tenham que passar por esta etapa de vida. Portanto, torna-se necessário uma preparação de anos, visando aumentar as chances de acomodação e evitar o acometimento da famigerada depressão.

Muitas pessoas se dão bem após a aposentadoria, alguns ficam até famosos, haja vista a jovialidade que apresentam, muito embora respeitem as limitações que a idade impõe. Essas pessoas normalmente se prepararam tanto no campo psicológico como também no financeiro. Os amigos de trabalho, se afastam e o retorno ao lar gera alguns aborrecimentos, face a mudança do padrão de vida.

Depois da aposentadoria, torna-se necessário: que se exerça algum tipo de atividade, principalmente aquela que seja mais prazerosa; que não se afaste dos familiares e alguns amigos; que procure médicos especializados em alguns problemas físicos, principalmente aqueles relacionados com as alterações da sexualidade tão normais com o avanço da idade.

Entretanto, sabe-se que por mais preparado que o cidadão brasileiro seja, o futuro é incerto, haja vista as mudanças governamentais com as mais variáveis e inimagináveis trilhas criadas através de leis que, devido ao imediatismo, normalmente prejudicam o aposentado.

Vamos relembrar algumas dessas mudanças: nos anos sessenta cada classe social tinha a sua previdência que funcionava normalmente.  Nos anos setenta veio o IAPAS, que garantia aposentadoria de vinte salários e muitos conseguiram. Depois o FUNRURAL para abrigar os da área rural, muito bom e elogiável, pois era bancado pelo governo já que não existiam contribuições por parte do empregado. Com o advento do INSS, juntaram tudo e aí foi o início da bagunça governamental, uma vez que o FUNRURAL passou a integrar a nova sigla, todavia, os recursos não foram alocados, causando o rombo na conta da nova sigla.

Aqueles que pagaram anos e anos para uma aposentadoria de vinte salários, foram reduzidos para dez salários e o governo não devolveu a ninguém a parcela arrecadada a maior, ao contrário, reduziu a aposentadoria e hoje poucos tem direito aos dez salários mínimos prometidos, uma vez que a criação de outras siglas, como o Fator Previdenciário reduzem a quantia devida ao cidadão que se aposenta.  Por isto existem pessoas com mais de quarenta anos no serviço e sem condições de se aposentar.

Por essas e outras é o que se diz:

NO BRASIL É UM CASTIGO SE APOSENTAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário