sábado, 2 de abril de 2016

PRATICAR EXERCÍCIOS - A.D.


"A prática regular de exercícios, incluindo caminhadas, reduz drasticamente as chances de um idoso frágil se tornar fisicamente incapaz, pelo menos de acordo com um dos estudos mais longos e abrangentes do tipo.

Os resultados, publicados em 27 de maio no jornal JAMA, reforçam a necessidade de atividade física frequente em qualquer idade.

Embora todo mundo saiba que é uma boa ideia, as provas científicas de seus benefícios nos mais velhos e doentes até agora eram surpreendentemente limitadas.

"Pela primeira vez mostramos a relação direta do exercício na diminuição ou prevenção da incapacidade física na população idosa, extremamente vulnerável", afirma o Dr. Marco Pahor, diretor do Instituto de Envelhecimento da Universidade da Flórida em Gainesville e principal autor do estudo.

Inúmeras análises epidemiológicas comprovaram a correlação direta entre a atividade física na idade avançada e uma vida mais longa e saudável, embora não prove que ela melhore a saúde dos idosos, apenas que o pessoal da 3ª idade que é saudável se exercita.

Outros experimentos aleatórios em pequena escala concluíram a conexão causal entre o exercício e o envelhecimento saudável, mas com um teor geralmente mais restrito, mostrando, por exemplo, que as pessoas mais velhas melhoram a massa muscular através do treinamento com pesos ou desenvolvendo a capacidade de resistência com caminhadas."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário