sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A PROCURA DE LÍDERES ÉTICOS – Germano


A PROCURA DE LÍDERES ÉTICOS – Germano

 Brasília-DF., 08 de janeiro de 2016

A história nos diz que na antiguidade  muitos condes, duques, rainhas e vassalos não muitas vezes viviam mentindo, traindo, roubando, matando, amando, construindo,  guerreando e também administrando como fazem hoje os  líderes nacionais e internacionais, comumente praticando algum tipo de corrupção.

Todo homem que detém o poder se acha no direito de fazer e acontecer ao seu bel prazer, desrespeitando as Leis que regem o bom desempenho ético, administrando suas comunas com patrimonialismo. 

Assim procedem porque é assim mesmo que o poder funciona, pois o poder,  mesmo  o político, aflora no homem a vaidade, o orgulho e a prepotência,  que mal conduzida, pode  levar a falência uma sociedade  inteira, ou mesmo uma empresa ou Estado de uma Federação ou República.

Normalmente quem esta na oposição critica e busca a tomada do poder para depois praticar as mesmas atitudes que fogem a ética e pasmem, os cidadãos passam a achar tudo normal e generaliza na cultura, que ser esperto é o melhor caminho.

Nas comunidades brasileiras, mesmo  as de pequeno porte, a ausência de homens éticos na política tem se tornado uma raridade e repentinamente, surge um  grito de um mais esperto que implanta uma  nova esperança e depois que detém o poder se torna tal e qual aos antecessores . Outras comunidades aceitam passivamente  a gestão  de um habitante de outras regiões que são apresentados como  salvadores da situação. A mudança é salutar, justamente porque a população está a procura de líderes éticos.

Todos sabem que não existe ser humano perfeito e na hora que detém o poder a transformação é inevitável, principalmente pelo fato das constantes cobranças e pedidos, todavia, se o administrador tiver pulso e personalidade forte, conduzirá controladamente os integrantes  da sua região.

A urbanidade tem que começar na família. A ética também, pois, somente assim o elegido se sentirá constrangido na hora que for instado a  praticar algum tipo de prevaricação.

Lamentavelmente o que se assiste na televisão, são  lideranças frias, de cara lavada, se defendendo de fortes insinuações, que ao ver na comunidade, são por demais verdadeiras. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário