segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

O FINAL DO ANO EM MATA GRANDE - Germano




 

Brasília (DF), 21 de dezembro de 2015.
 

Amanhã vai ser a primeira noite de novena, início das festividades alusivas a Nossa Senhora da Conceição com as nove noites, cujas organizações ficam a cargo dos integrantes da comunidade matagrandense. Por estar em Brasília vou tentar divulgar a programação diariamente no facebook, porém, a exemplo dos outros anos, acredito que pouca coisa deve mudar.

No dia vinte e quatro e vinte e cinco as festas tem uma conotação diferente, face às festividades de Natal, onde após a missa, as famílias se reúnem para as comemorações de praxe, com jantares diferenciados, amigos secretos e troca de presentes.

É um momento propício para elevar o pensamento a Jesus Cristo, e agradecer pelos benefícios alcançados no decorrer do ano e pedir perdão pelas ofensas proferidas aos semelhantes, porém, àquele que não conseguir, deve se omitir de rezar o Pai Nosso até que consiga se livrar das asneiras que rondam o seu pensamento.

Prosseguindo, vem o tão aguardado dia do final de ano, com a missa do galo, festas dançantes, leilões e no dia primeiro de janeiro, dia da Confraternização Universal, a tradicional procissão que empolga a todos os conterrâneos e visitantes.

Vale ressaltar que os matagrandenses ausentes também tem uma noite de novena a eles dedicada e uma grande maioria faz o impossível para estar presente na cidade nesta última semana do ano, deslocando-se de longínquas terras onde escolheram para trabalhar e residir.

O momento torna-se propício, para orarmos também, pela paz e desenvolvimento cultural e emocional dos nossos conterrâneos, pela saúde, para que se possa trabalhar em busca de uma economia familiar e comunitária, pelos nossos governantes para que consigam dirigir com seriedade e ética os destinos que todos almejam, buscando sempre, a melhoria da saúde, educação, transporte e acima de tudo a segurança pública, proporcionando assim, o bem estar e uma melhor qualidade de vida para os habitantes do município.

É também, o momento oportuno para desejarmos um feliz natal e próspero ano novo aos nossos leitores e familiares.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário