sexta-feira, 20 de novembro de 2015

JOSÉ FLORENTINO VILAR - Germano





JOSÉ FLORENTINO VILAR – Germano

 

JOSÉ FLORENTINO VILAR ,  conhecido na época como ZECA BEÊ,  foi um grande industrial e um dos principais fundadores da cidade de Inhapi (AL), onde existem duas ruas com o seu nome.

O interessante é que ele chamava o local de TRAMBECA e acrescentava vocês ainda vão ver. A  Trambeca vai ser maior e mais desenvolvida do que Mata Grande.

Segundo a minha mãe Luiza Vilar de Mendonça que era sobrinha dele, o vapor do tio ZECA, como ela o chamava,  era um dos maiores da região o que despertou a inveja dos concorrentes, que contrataram Lampião para atacar a fazenda Buenos Ayres onde residia. Lampião chegou com mais ou menos trinta cangaceiros que atiravam no gado de fuzil , dizimando mais de trezentos animais em uma  única tarde que ficou na história.

Depois ateou fogo  ao vapor de algodão que queimou por muitos dias e noites. Ainda hoje existem vestígios  do prédio onde funcionava. Existe também, a igrejinha localizada na fazenda, onde  ele  rezava as suas orações junto aos familiares.

Zeca Beiêr , como alguns o chamava  deixou como descendente Dona Eva cujos filhos ainda residem na fazenda Buenos Ayres, cidade de Inhapi e Paulo Afonso (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário