quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CORRUPÇÃO – Germano


CORRUPÇÃO – Germano

O termo quer dizer: Depravação, suborno, desmoralização e corrução.

A corrupção passiva é um dos crimes praticados por funcionário publico contra a administração em geral. A corrupção pode ser de dois tipos: Ativa , quando se refere ao corruptor,  ou passiva, que se refere ao funcionário público corrompido.
O código Penal, em seu artigo 317, define o crime de corrupção passiva como o de “  solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente ainda que fora de função ou antes de assumi-la , mas em  razão dela, vantagem indevida , ou aceitar promessa de tal vantagem”
Já a corrupção ativa consiste no ato de oferecer (esse oferecimento pode ser praticado das mais variadas formas) vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade de, que venha a afetar a moralidade da Administração Pública.
Só se caracteriza quando a vantagem é oferecida ao funcionário público.
Não resta a menor dúvida que ela existe há muitos séculos, todavia, em nosso País é o assunto da moda. Os meios de comunicação, ultimamente,  se referem mais a corrupção e corruptores do que a outros assuntos.
Os nossos representantes políticos, com as exceções previsíveis, associaram a corrupção como sendo algo como ética e  seriedade e locupletam-se para banaliza-la. É tanto que  surgiu uma frase que diz “ o brasileiro tem vergonha de ser honesto”.  Cobra-se muito  sem no entanto se fazer o dever de casa, quer nas grandes ou pequenas coisas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário