segunda-feira, 3 de agosto de 2015

TRIBUTO A LUIZ GONZAGA - Filoca


 
 
 

02/08/2015 26 ANOS DA MORTE DE LUIZ GONZAGA.

TRIBUTO A LUIZ GONZAGA

 Peço ao nosso criador
 que me dê inteligência
pra falar do grande gênio
 e de sua competência


 De nome Luiz Gonzaga
 homem de bom coração
 foi o melhor sanfoneiro
que nasceu lá no sertão


 Nas quebradas dos sertões
 nas terras do céu azul
 nasceu este sanfoneiro
 no município de Exu


 Filho do seu Januario
 a mãe chamava-se Santana
 E foi lá em Pernambuco
 que aprendeu tocar sanfona

 
 Nos meus tempos de crianças
 Nas festinhas de são João
 Só tocava um sanfoneiro
 Luiz o nosso rei do baião

 
Agradou de norte ao sul
do nosso grande pais
O som que mais se tocava
Era as músicas do Luiz

 
Falava da grande seca
que tanto nos castigava

do sofrimento do povo
Nas músicas ele relatava


 Já cantou triste partida
 A feira de Caruaru
Também o meu pé de serra
 E o buraco de tatu

A volta da asa branca
Juazeiro e Petrolina
A moda da mula preta
O cheiro da Carolina

 
Assum preto e velho macho
Olha a pisada e frei Damião
Maceió e Juazeiro
pau de arara e pássaro carão

 
Apologia ao jumento
mais o xote das meninas
olha pro céu meu amor
e também cintura fina

 
Ta danado de bom
fumando cigarro de palha
contando uma lorota boa
Em sua rede de malha


 Como é regra em nossas vidas
 ninguém fica pra semente
 agosto de oitenta e nove
 Deus o levou para sempre


 Em sua cidade natal
 que ele falava tanto
 Até hoje o povo chora
 Vivem em eterno pranto


 Deus do céu que me perdoe
 se for pecado o que eu digo
 um homem como Gonzaga
 não devia ter morrido


 Rogamos ao criador
que não nos deixe na mão
 nos mande o substituto
 do nosso rei do baião


 Vinte e um anos se passaram
 ainda não apareceu ninguém
 pra substituir este o homem
 Em nenhum lugar não tem


 O povo do meu nordeste
 que sempre foram festeiro.
 Perderam o grande motivo
 o velho e bom sanfoneiro


 Deus sabe bem o que faz
 pois ele é o grande mestre
 Levou para trabalhar com ele
 o grande rei do nordeste


 Só resta pedir a Deus
 mesmo em forma de oração
 que dê o céu por descanso
 Para o nosso rei do baião.



 ESTES VERSOS SÃO DE MINHA AUTORIA
A UTILIZAÇÃO É LIVRE PARA TODOS.
Zezinho de Laura ( Filoca )

Nenhum comentário:

Postar um comentário