quarta-feira, 19 de agosto de 2015

NO BRASIL É UM CASTIGO SE APOSENTAR - Germano


 

NO BRASIL É UM CASTIGO SE APOSENTAR - Germano

 

Com dezenove anos de idade, ingressei no BNB como  Praticante de Escritório. Dois anos depois já era Chefe de Setor,  em seguida , Gerente de Agência. Devido aos cargos ocupados sempre contribuí para uma aposentadoria de  vinte salários mínimos que  hoje seria em torno de  R$ 15.000,00. Após contribuir muito, o Governo baixa para dez salários mínimos, sem devolver, é claro, o que arrecadou anteriormente.  E hoje recebo o equivalente a  três salários mínimos.

As manchetes  abaixo  nos dão uma ideia da  falta de compromisso do Governo para com os aposentados da Nação.

“Em uma década, teto da Previdência cai de dez para seis salários mínimos”.

“Ao longo de uma década, despencou a desigualdade entre os aposentados que recebem o maior valor autorizado pela legislação e os beneficiários do piso previdenciário, equivalente ao salário mínimo”.

“O teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será fixado em algo próximo a R$ 4.392,00 equivalentes a seis vezes o piso.”

“Em janeiro de 2004, as aposentadorias mais altas excluídas, é claro, às pagas no regime dos servidores públicos  equivaliam a dez salários mínimos.”

Lembro que tínhamos o IAPB, Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários que funcionava bem. Depois o governo fez a incorporação dos institutos, criando outros como IAPAS ,INPS ,INSS etc.

Lembro também, que há alguns anos foi criado o  FUNRURAL para beneficiar os trabalhadores rurais que nunca contribuíram com nada e ele Governo, arcava com as despesas. Até aí tudo bem, pois o agricultor merece, face o nível de pobreza em que vive, todavia, alguns espertinhos brasileiros conseguiram criar uma rede de quadrilhas que  conseguiam aposentadorias indesejáveis através de falcatruas. Passado alguns anos  as despesas foram incorporadas ao INSS e isso deu ao Governo o direito  de  dizer que a Previdência Social estava dando prejuízos.  Ora, ele próprio acelerou as despesas do Instituto e passou a não dar aumentos reais. O resultado foi este, castigar os aposentados da nação.

Os aposentados que tiveram redução consubstancial em suas aposentadorias, para receber o que lhes  é devido  são obrigados a ingressar com ações judiciais para obrigar o INSS a lhes pagar o que é de direito, e isto demora muitos  anos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário