sexta-feira, 14 de agosto de 2015

AMBIÇÃO - Germano


 

AMBIÇÃO- Germano
Ambição quer dizer: desejo de poder, de glória, riqueza, aspiração imoderada, pretensão cobiça.
Nada mais temeroso que o ser humano, quando consegue o poder e é dominado pela ambição.
Não resta a menor dúvida de que é importante que se tenha ambição na vida, todavia, que seja  uma virtude, sobre o assunto veja o que escreveu Màrio Sergio:
“É muito importante que se tenha ambição na vida. Mas entendida como uma virtude e não como um vício. A Ambição de querer saber mais, de conhecer mais, de querer uma carreira mais estruturada, uma condição material mais extensa. Isso é ambição, que leva à capacidade de se fazer elevar as coisas que se tem.
Nesse sentido, a ambição se diferencia da ganância, que é querer só para si, a qualquer custo. E  é um custo que jamais deve ser pago, porque é eticamente apodrecido. A ambição movimenta a capacidade de buscar mais e melhor.
O filosofo espanhol Miguel de Unamuno dizia que “ quem não sente a ânsia de ser mais não chegará a ser nada. É preciso ter um projeto, um desejo de elevar-se, de ir adiante, de crescer, não só para si, nem a qualquer custo.”
Ao longo dos anos tenho observado o desgaste que a ambição desenfreada  tem submetido alguns amigos a situações de penúria, principalmente na saúde, face as noites mal dormidas com preocupações e ânsias de crescimento a qualquer custo, porque a humildade não toma assento e é esmagada pelo desejo  incontrolável de se destacar no seu convívio laboral e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário