quinta-feira, 11 de junho de 2015

A Serra da Onça ou Berço da Baleia? - Joelder Pinheiro


A Serra da Onça ou Berço da Baleia?

 

Seminarista Joelder Pinheiro Correia de Oliveira

           

Diz um conto que os antigos contam que a Serra da Onça, no meu pedaço de chão, torrão querido – Mata Grande –, é berço onde dorme uma baleia e que a qualquer momento pode despertar. Dias atrás, caminhando nos caminhos de minhas lembranças, passando por vias nunca mais palmilhadas, encontrei-me com esta feliz recordação de minha infância, aliás, feliz hoje, porque quando era criança sentia medo em cada trovoada.

            A cidade de Mata Grande localiza-se entre serras, dentre as quais a Serra da Lagoa de Santa Cruz, a mais alta do estado de Alagoas, e a Serra da Onça, desta feita, é cercada por ladeiras de todos os lados, com exceção do centro; em tempo de fortes chuvas a água escorre das ruas altas e juntam-se no centro, o que é óbvio.

Sabendo dessas características topográficas, eis a estória: haverá um dia que choverá tanto, tanto, que inundará toda a cidade, inclusive os lugares mais altos, transformando-se em um gigantesco açude ou num mar em pleno sertão, por que não?!, na criatividade do povo tudo é possível. Quando isso acontecer, a baleia enorme acordará e voltará ao seu habitat natural, ou seja, a baleia é a primeira moradora das terras matagrandenses e ela tomará de volta suas terras, melhor dizendo, suas águas.

Se a baleia vai um dia acordar, acredito que não, nem sequer acredito que ela exista, entretanto, quis colocar essa lembrança por escrito não para propagar estórias ou fábulas, mas para lembrar que um povo sem cultura, sem memórias, sem passado e sem respeito a tudo isso no presente, não é povo, e sim um aglomerado de indiferentes.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário