domingo, 29 de março de 2015

UM FATO INTERESSANTE – Germano



Ultimamente tenho sido procurado por alguns conterrâneos na busca de notícias sobre fatos  passados ocorridos em Mata Grande, bem como a origem de algumas famílias, destinadas a realização e apresentação de trabalhos em faculdades.  Tenho respondido e orientado de conformidade com os meus parcos conhecimentos e pesquisas. Porém,  uma foi mais  contundente e me deixou boquiaberto porque foi como  uma entrevista, Veja a seguir:

POR QUE  VOCÊ GERMANO MENDONÇA ALVES SE TORNOU UM HISTORIADOR?

RESPONDI:

“A minha mãe Luiza Villar de Mendonça, de saudosa memória, era uma verdadeira  “enciclopédia viva” dos antecedentes e descendentes das famílias tradicionais de Mata Grande, bem como , de fatos e histórias passadas.

Quiçá, tivesse eu,  anotado tudo. Não o fiz, todavia,  na memória ficaram registradas algumas. Quando estudante, no Ginásio Félix Moreno, fundamos o Grêmio Cultural  Djalma Mendonça e passei a estudar uma de suas publicações: MONOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE MATA GRANDE, onde tem de tudo um pouco e o muito que precisamos saber e admirar, pois Djalma Mendonça, foi um grande escritor matagrandense.

Com o advento da internet, principalmente,  o ORKUT, passei  a transcrever algo do livro e notei, pelos comentários,  que as gerações atuais estavam completamente desinformadas sobre as nossas origens , abrangendo desde a biografia dos nossos antepassados que fizeram história,  até fatos relevantes acontecidos, daí,  iniciei a divulgação dos fatos constantes no livro bem como  daqueles  que estavam acumulados na minha memória. Criei então, o blog WWW.OMATAGRANDENSE.BLOGSPOT.COM  com a  finalidade de repassar as atuais gerações algo que viesse enriquecer  seus conhecimentos gerais sobre a nossa querida terra, mantendo viva , parte da nossa memória cultural.

Servimo-nos também do “FACEBOOK,” onde criamos um grupo  com a denominação de “ MATAGRANDENSES “ contando atualmente com mais de 2.800 membros incluindo,  conterrâneos e amigos que diariamente recebem e participam das coisas da  nossa terra. Através disso, temos encontrado parentes  que foram embora no século passado e nunca deram notícias mas que, os descendentes reativam as amizades, quer pela internet, quer pelo telefone. Atualmente, participamos também de grupos no “whatsApp”.

Quero deixar claro, entretanto, que não sou um historiador, apenas, repasso para os conterrâneos, atos e fatos ocorridos, que foram  registrados em livros ou pesquisados na própria internet.”

E não é que agora nos  comentários do  “Facebook” estão registrando que sou um verdadeiro historiador. Vejo por outro ângulo, o  verdadeiro objetivo da criação do blog de manter viva a nossa cultura está  sendo assimilada e os  jovens darão continuidade.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário