sábado, 28 de março de 2015

O PERDÃO - Germano


       
No dicionário, a palavra perdão é um substantivo masculino e quer dizer: desculpa; remissão de pena, indulto.
Sobre o perdão leia o que escreveu a Drª Ely Barreto:
“O perdão é difícil porque a ofensa tem um enorme poder de afetar o narcisismo próprio. Nesses momentos a única  coisa que se torna presente na mente é o desejo de revide, como se este fosse capaz de levantar a auto estima rebaixada.
O não perdoar faz a pessoa querer se passar por vítima: “ fui eu que sofri, eu que  fui humilhada, eu que sofro as consequências da ofensa”.
É preciso que o que passou pela ofensa tenha tranquilidade para analisar o fato – do seu ponto de vista e do outro – e deixar passar o tempo, pois dificilmente o perdão vem da noite para o dia.
Somente o perdão é capaz de trazer de volta a alegria, a saúde e, sobretudo o fato de fazer a dor de a ofensa parar de doer, porque a pessoa escolheu recusar-se a conservar a dor.”
Diante de tantas verdades, não é fácil praticar o exercício do perdão e não ser dominado pelo desejo do revide, porque sempre vem a tona a baixa  estima que foi a  humilhação e esse rescaldo maltrata e  somente o tempo passa a amenizar.
Pessoas que fogem à regra de cidadania, principalmente aquelas que agem sob o ímpeto, normalmente são destituída da razão e com o tempo pagam caro por suas atitudes, quer pelo orgulho de não pedir perdão, quer pela perda de uma amizade.

Um fato interessante aconteceu com minha neta: No recreio da escola um colega jogou um punhado de areia nos olhos dela. A professora exigiu que o colega pedisse desculpas. Ela desculpou. Porém, passado alguns dias, novamente no recreio  a minha neta encheu a mão de areia e  jogou nos olhos do dito colega. A professora então, levou o caso a Diretoria. A diretora perguntou porque ela fez aquilo se antes havia desculpado. - Ela prontamente respondeu. Desculpar eu desculpei mais eu não disse que não ia descontar.

O revide superou o perdão, isto é natural no ser humano desde a tenra idade, daí, ser necessário que os pais procurem sempre orientar os seus filhos no sentido de praticar o exercício do perdão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário