sexta-feira, 13 de março de 2015

O AQUÍFERO DO JATOBÁ - Germano


O AQUÍFERO DO JATOBÁ  - Germano

Certa feita participando  de uma reunião aonde um cidadão vindo da Capital Federal palestrava sobre a lei das águas, ocasião em que soube que o Governo Federal tencionava cobrar  uma  tarifa das fontes de água natural existentes nas propriedades rurais, bem como  daquelas retiradas dos riachos perenes.

Sabedores que somos que o Governo não cumpre a contento com as suas obrigações constantes no Contrato Social  indagamos sobre o Aquífero do Jatobá. Qual não foi a minha surpresa pela falta de conhecimento. Ficou o referido cidadão de me dar  uma resposta posteriormente, coisa que não aconteceu até o presente.

Dizem os entendidos que do sul do Estado do Piauí até o norte do município de Mata Grande-AL., existe  no sub solo água em abundância  e que, após a Serra da Faveira vários poços estão jorrando  inclusive um, com capacidade de cem mil litros por hora. No município de Inajá –Pe., já presenciei alguns  desses poços em funcionamento com expressiva capacidade, onde a irrigação é corriqueira.

Ultimamente li a reportagem abaixo:

“A visita a Semarh não definiu uma quantidade de poços a serem perfurados na região, mas foi levantada a existência de um aquífero na Bacia do Jatobá, no município de Mata Grande, onde poderiam ser perfurados poços com vazão para atender os municípios de Mata Grande, Canapi, Ouro Branco, Inhapi e Maravilha. Napoleão Casado afirma que está muito otimista com a missão técnica, e exaltou a iniciativa da CPRM: “Essa visita mostra que as ações do Governo Federal estão integradas com o Governo Estadual, com foco em questões de abastecimento e saúde pública”.

Quiçá, Deus ilumine os burocratas e políticos alagoanos para que  seja dada prioridade a perfuração desses poços e assim amenizar o sofrimento do povo sertanejo que habita e trabalha na região do alto sertão.

Um comentário:

  1. eu mesmo não acredito é mais uma daquelas pra boi dormir. é como o asfalto da rodovia que liga Carié a inajá a que liga Mata grande a Agua branca, fica tudo só no bla-bla .

    ResponderExcluir