domingo, 1 de fevereiro de 2015

O PAPEL DO VEREADOR - Germano


O PAPEL DO VEREADOR.

                             
“Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto a quem de direito”.


Mas não é só isso, Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.


Um dos pré-requisitos da democracia é a existência de um Poder Legislativo independente. Sem isso, a  a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em "poderes independente e harmônico entre si", ainda falta muito para que isso vire realidade.

                                                                      
Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subservientes e fieis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.


Em especial, com raras exceções, nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um empreguinho para esposa, um benefício aqui, outro ali... e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas um encabrestado, boneco de marionete.
Isso vem de longe. São os costumes "coronelísticos" que persistem como herança política da Republica Velha.

Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto Cabe aos órgãos competentes, mas não é só isso, cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público, também vale lembrar que pela estrutura Cabe social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social.

Isso vem de longe. São os costumes "coronelísticos" que persistem como herança política da Republica Velha.


“Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário