quinta-feira, 13 de novembro de 2014

SEU MANOEL PISTOLA - Germano.


SEU MANOEL PISTOLA - Germano.

 Brasília (DF), 13/11/2014.

Sempre gosto de relembrar de conterrâneos que conhecemos durante a adolescência. Hoje aqui em Brasília me veio a lembrança de seu Manoel  Pistola. Como aconteceu? Você até pode perguntar. Bem, estava vendo o Bom Dia Brasil, quando apareceu uma entrevistada que achei parecida com sua neta  Edeilde. Imediatamente  pensei em Quinca Pistola, seu filho que  residia no Mandacarú e possuía um carro de bois. Já o  pai, Manoel Pistola era querido por toda a garotada matagrandense. Ele proprietário de uma "onda" (espécie de carrosel) e nos finais de ano quem arranjava uns trocadinhos , guardava para andar na onda de seu Manoel Pistola. Residia  no bairro Mandacaru onde ainda permanece alguns dos seus descendentes, todos de boa índole e queridos pela sociedade local.

Seu Mané Pistola como era conhecido também trabalhava nos engenhos de rapadura, principalmente no de seu Manoelzinho Matias que ficava localizado no Sítio Almeida, zona rural do município de Mata Grande.

Icléa, minha querida esposa, quando me ouviu falar nele me contou que...  "certo dia foi com a colega Luzanira (Luza) filha do saudoso comerciante e grande oposicionista  político Jônatas  Alencar Dores conhecido como João Nata, foram  para o engenho de seu Manoelzinho Matias e lá estava sentada na janela que ficava entre o local onde os bois rodavam  as engrenagens do engenho que  moíam as canas de açúcar e os tachos destinados ao fabrico de mel, os quais são aquecidos pela fornalha.

Inesperadamente, um boi de pontas, a arremessou para o alto e ela ia cair justamente dentro de um tacho em alto grau de temperatura. Seu Mané Pistola, que era também "mestre" na arte do fabrico do mel, largou a peneira e me segurou no ar."  Completou a história e disse: "DEVO A MINHA VIDA A ELE".

Se eu já tinha boas recordações de Seu Mané Pistola, doravante, jamais o esquecerei não somente pela onda, mais também pelo bravo gesto acima mencionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário