terça-feira, 7 de outubro de 2014

A NOSSA DEMOCRACIA- Germano

 
 

Durante a missa no dia da eleição comecei a ler o verso  do jornal  dominical   O DOMINGO.  Algumas  frases me chamaram a atenção, todavia, as mais interessantes escritas pelo Pe. Paulo Bazaglia, SSP  foram estas:
“... hoje no Brasil, dia de eleições Ecoa como advertência, sobretudo aos que assumem funções de liderança e responsabilidade.
Procuram-se líderes  autênticos, responsáveis e preocupados com o bem do povo. “Líderes que conduzam o povo a um protagonismo que não o deixa entregue à sorte, mas constrói um destino”
“Aos que exercem cargos de liderança em todos os níveis, sejam políticos ou religiosos, cabe o questionamento: qual fruto Deus espera de sua vinha? Como não se corromper pelo poder, mas servir responsavelmente ao bem coletivo?”.

O Brasil clama por líderes comprometidos com a ética e o desenvolvimento. Há algumas décadas houve um candidato que com uma vassourinha, tentou varrer  do País os mal intencionados. Recentemente, outro prometia acabar com os marajás. Insucesso total por parte dos dois. Outros, nos quais o povo acreditava, morreram precocemente sem ter a oportunidade de liderar. A nossa realidade é esta, não temos líderes democratas.

O governo faz acordos para continuar no poder e os legisladores criam leis nas quais asseguram  a sua permanência nos cargos.

No estado de Alagoas onde predomina o latifúndio, o analfabetismo e a violência, pasmem, nove deputados  tiveram mais votos do que um dos eleitos. Isto caracteriza a maioria da vontade popular?
A meu ver isto não é a vontade do povo. A democracia não  esta sendo cumprida, não constitui  a maioria absoluta.

Democracia é um substantivo feminino. Governo do Povo; soberania popular.

Acredito que, se houvesse uma eleição de cinco em cinco anos para preenchimento de todos os cargos, o País economizaria o equivalente a três eleições. Imagine a quantia de dinheiro desperdiçada para enriquecimento ilícito de alguns privilegiados que poderiam ser aplicadas para a melhoria da qualidade de vida  de uma grande maioria de  brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário